Com Asfalto na Rua, Prefeitura avança na melhoria da infraestrutura de bairros da capital em 2017

GRANDE ILHA – Em 2017, a Prefeitura de São Luís avançou com ações de infraestrutura em vários bairros da cidade. As melhorias resultam do investimento em programas como o Asfalto na Rua, que tem o objetivo de recuperar a malha viária da capital, conferir maior mobilidade urbana e promover mais qualidade de vida para a população. Executado com recursos do Tesouro Municipal, o programa foi lançado pelo prefeito Edivaldo em agosto com a meta de pavimentar 100 quilômetros de vias, contemplando especialmente bairros que nunca haviam recebido obras de infraestrutura.

A ação de requalificação asfáltica através do programa alcança avenidas e outras vias dos bairros, favorecendo, ainda, o transporte coletivo nestes locais. Além de pavimentação, os serviços do programa Asfalto na Rua incluem criação de novas vias, drenagem, terraplanagem, calçamento, implantação de meio-fio e sarjeta e pavimentação com bloquetes.

O prefeito Edivaldo destaca que a intenção da gestão municipal é, mesmo em tempos de crise, manter os investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura. “O esforço da Prefeitura de São Luís é no sentido de prosseguir com programas que beneficiem a população. Por onde passamos, as ações do Asfalto na Rua têm, além de urbanizado vários bairros da cidade, transformado a vida dos moradores, favorecendo, inclusive, o acesso a outras políticas públicas como saúde e segurança”, ressalta o prefeito.

As obras do Asfalto na Rua já beneficiaram bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Residencial Paraíso, São Bernardo, Altos do Calhau, Coroadinho, Cohaserma, Parque Athenas, Recanto dos Nobres, Bela Vista, Cohajap, Parque Shalom, Primavera, Jardim São Cristovão, Calhau, Ponta d’Areia, Renascença, entre outros. A intervenção do poder público municipal nos bairros tem impactado positivamente no desenvolvimento urbano e, assim, contribuído para a movimentação do comércio, com a melhor circulação de bens e serviços.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo, lista outros resultados positivos dos investimentos em infraestrutura. “As ações da Prefeitura nessa área favorecem também a economia, melhorando o acesso a pontos comerciais nos bairros e, consequentemente, gerando renda aos moradores. Com a urbanização, os bairros passam a ter maior acesso à saúde e segurança, já que em muitas regiões, as ambulâncias e as viaturas não conseguiam trafegar”, explica o secretário.

ÁREA ITAQUI-BACANGA

Uma das intervenções mais expressivas da Prefeitura de São Luís, por meio do programa Asfalto na Rua, aconteceu na região Itaqui-Bacanga. Na área foram contemplados bairros como Gancharia, Residencial Paraíso e Anjo da Guarda. No Anjo da Guarda, os serviços foram executados em ruas como Austrália, Argelia, Argentina, Arabia, Bolívia, Paquistão, Egito, Projetada, Israel, Japão, Chile, Espanha, Canadá e Quênia e nas travessas 29 e Australia, e nas 1ª e 2ª travessas Inglaterra e Honduras.

Moradores, como a comerciante Mércia Ribeiro, destacam positivamente as mudanças no bairro. “Moro há 23 anos aqui. Os prefeitos antes entravam no bairro e diziam que estavam asfaltando as ruas quando não estavam. Com o prefeito Edivaldo é diferente, pois, com ele, vimos uma mudança. Foi ele quem fez isso tudo aqui. Não só eu, mas toda a comunidade foi beneficiada. Sou muito grata pelo que foi feito no bairro”, disse a moradora da Rua Bolívia, no Anjo da Guarda.

Já no Residencial Paraíso, a pavimentação beneficia vias como as ruas Palmares, Babaçu, 28 de Abril, Esmeralda, Airton Senna, Diamantina, Topázio, Marfim, Nova Vista, Benjamin Constant e Claudio Pereira; as travessas do Poço, Babaçu, Carlos Magno, Duque de Caxias e Diamantina; a 2ª Travessa Canarinho, a 1ª Travessa Lírio do Vale e a 1ª Travessa Canarinho. Somente no bairro, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas em mais de três mil residências, com um total de 70 ruas contempladas.

“Aqui era feio demais, pois o bairro todo era só lama. Agora, estamos com tudo ajeitadinho. Os carros para passar nas ruas era uma luta. Melhorou até o movimento aqui no comércio. Ficou tudo muito bom”, ressaltou o comerciante, Isane Lima, 58 anos, morador do Residencial Paraíso desde a fundação do bairro

No bairro Gancharia, o Asfalto na Rua contemplou vias como Rua Paraíso, Rua 03/Nova, Rua da Amizade, 1ª Travessa da Rua 03, 2ª Travessa da Rua 03, 3ª Travessa da Rua 03, 1ª Travessa da Rua 02, 1ª Travessa da Rua 01, 2ª Travessa da Rua 02, Rua da Mangueira, Travessa do Cajueiro e as ruas 01, do Cajueiro, Tancredo Neves, Kleber Sobrinho e Vila Rica.

A pavimentação com bloquetes também foi outra estratégia adotada pelo poder público municipal no processo de urbanização do Itaqui-Bacanga. Bairros como Residencial Paraíso, Santa Clara, Vila dos Nobres, Vila Isabel, Vila Maruim, Vila Natal, Vila Riod e Vila São João, tiveram vias pavimentadas com bloquetes.

SÃO BERNARDO E PARQUE ATHENAS

No São Bernardo, os serviços eram aguardados há mais de cinco décadas pelos moradores. Na área, mais de 20 vias foram contempladas com obras de pavimentação, entre elas as ruas 0, 01, São Raimundo, São José, Paraíso, Projetada, São Francisco e São Benedito; e nas travessas 1 e 2 São Francisco. Os serviços do Asfalto na Rua no Bairro São Bernardo incluem implantação de bloquetes em vias como a Travessa Santa Bárbara, a Segunda Travessa São Francisco e a Segunda Travessa São Benedito.

No Parque Athenas, as obras do Asfalto na Rua resultaram, além da pavimentação, na criação de um novo eixo viário que vai permitir a comunicação entre o bairro e o Calhau. O trabalho, realizado especialmente na Avenida Alpha, conferiu à via uma trafegabilidade que não existia. Além da Avenida Alpha, as ações do programa já passaram pelas ruas G, H, I, J, K, L, M, O e P do bairro.

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x