Coaf vai incorporar pauta anticorrupção de Moro, diz indicado

O futuro ministro da Justiça Sérgio Moro anunciou nesta sexta-feira (30) que Roberto Leonel de Oliveira Lima, auditor da Receita Federal que atuou na força-tarefa da operação Lava Jato, será o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no ano que vem.

Entre outras atribuições, o órgão fornece dados de inteligência financeira (como indícios de lavagem de dinheiro) para investigações de polícias e do Ministério Público. A estrutura hoje é ligada ao Ministério da Fazenda, mas o governo quer transferi-lo para a pasta da Justiça – o que dependerá de uma mudança legislativa, que Moro quer ver aprovada rapidamente em 2019.

Para Leonel, a alteração pode ampliar o viés anticorrupção do órgão. “O trabalho continua o mesmo e vai melhorar mais ainda em função dessa pauta [de Moro] de combate à corrupção e a organizações criminosas”, prevê.

Com 32 anos de carreira, o auditor diz conhecer Moro desde o Caso Banestado, investigação de um esquema bilionário de evasão de divisas no Paraná entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. Como chefe de pesquisa e investigação da Receita em Curitiba, ele coordenou as apurações financeiras e tributárias da Lava Jato e costumava ir às coletivas de imprensa da força-tarefa na capital paranaense.

Pessoal

Para Leonel, “é uma dificuldade” o fato de o Coaf não ter servidores próprios. O órgão requisita funcionários de outros órgãos, especialmente da Receita. “A ideia é reforçar a equipe agregando novas pessoas e também em tecnologia”, diz Leonel, que não descarta levar consigo servidores de sua confiança na Receita. “É uma possibilidade”, diz.

Ao anunciar o auditor, Moro também comentou a questão de pessoal. “Hoje o Coaf lamentavelmente sofreu com a redução do corpo funcional, por questões circunstanciais. Nós acreditamos que conseguiremos, no Ministério da Justiça, melhorar a estrutura funcional”, afirma.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x