A Universidade Federal do Maranhão realizará o webinário “Covid-19: atualidade e perspectiva”, com a pneumologista e professora da PUC-RJ Margareth Dalcomo

SÃO LUIS – A Universidade Federal do Maranhão realizará, nessa quinta-feira, 27, com início às 16h30, no canal institucional da UFMA, no YouTube, o webinário “Covid-19: atualidade e perspectiva”, com a pneumologista e professora da PUC-RJ Margareth Dalcomo.

Atualmente, o Brasil já registrou, nas últimas 24 horas, 183.722 novos casos de Covid-19 e 487 mortes em decorrência da doença, em todo o país, segundo dados divulgados nessa terça-feira, 25, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Essa é a primeira vez, em mais de dois meses, que o Brasil volta a registrar mais de 400 mortes diárias pelo novo coronavírus. A última vez em que o país atingiu este patamar foi no dia 13 de novembro, quando foram registrados 731 óbitos por covid-19. No Maranhão, já foram registrados 264.625 e 7.199 óbitos.

Para falar sobre a situação e a repercussão da covid, a Universidade receberá a médica brasileira, que é um dos ícones da luta contra a covid-19. O webinário contará com a mediação do professor Natalino Salgado, médico, nefrologista, reitor da UFMA e membro da Academia Nacional de Medicina.

Recentemente, ela lançou o livro “Um tempo para não esquecer“, sobre a experiência durante a pandemia. Desde o início das contaminações pelo novo coronavírus, a pneumologista Margareth Dalcolmo acompanhou de perto, como médica e pesquisadora especializada, as repercussões clínicas, os efeitos sociais e os esforços da comunidade científica para encontrar vacinas capazes de conter a vertiginosa propagação da covid-19. Tornou-se referência nacional ao comentar na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia que mudou o curso do planeta.

Sobre a pesquisadora
Margareth Dalcolmo é médica, professora e pesquisadora brasileira. Estudiosa da tuberculose, foi uma das pioneiras na luta contra o tabagismo no país. É autora de 16 capítulos de livros médicos e de cerca de 70 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Possui experiência em conduzir e participar de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses (NIH, Global Alliance for TB Research). Foi criadora e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, onde também foi Diretora, no período de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em tuberculose e outras micobacterioses.

Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e do Estudo BRACE com a vacina BCG para covid-19. Na pandemia da covid 19, foi membra do grupo assessor do MS na pandemia de covid-19 na gestão do Ministro Mandetta.

Foi membra do grupo assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre março e maio de 2020, e do Grupo ComCiência, do Estado do Rio de Janeiro,coordenado pela FAPERJ. Margareth também é colunista semanal do Jornal O Globo em a Hora da Ciência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.