FLORIDA – Os pilotos Doug Hurley e Bob Behnken chegaram a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) às 18h22, seguindo-se um simbólico momento de celebração, naquele que foi o primeiro voo privado rumo ao espaço, organizado pela SpaceX em conjunto com a agência espacial norte-americana (NASA).
“Esta é a primeira vez na história da humanidade que astronautas da NASA entram na EEI depois de transportados por um veículo espacial privado”, indicou a NASA, publicando um vídeo do momento, que pode ver acima.
As imagens mostram a escotilha principal da cápsula Dragon, da empresa SpaceX, a abrir-se às 18h02 e os dois astronautas a entrarem na EEI.
O momento, que ficou também marcado por uma cabeçada dada por Doug na entrada, aconteceu três horas e cinco minutos depois de iniciada a acoplagem da cápsula espacial à EEI.
He hit his head on the door. 1. Where he hits it 2. Where he feels it 😀
A abertura deu-se depois de processos de despressurização e de ligação do módulo da SpaceX à EEI.
Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, da NASA, juntaram-se assim ao seu compatriota Chris Cassidy e aos cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, sendo agora cinco os tripulantes da EEI. Eis as suas primeiras declarações.
“The whole world saw this mission and we are so, so proud of everything you’ve done for our country and, in fact, to inspire the world.” – Administrator @JimBridenstine congratulates @AstroBehnken and @Astro_Doug who just arrived aboard the @Space_Station. #LaunchAmerica
Recorde-se que desde 2011 que os astronautas norte-americanos apenas tinham acesso ao espaço através de lançamentos na cápsula Soyuz, a partir da base russa de Baikonur, localizada no Cazaquistão.
A cápsula Dragon começou a acoplagem à Estação Espacial Internacional às 15h17 (hora de Lisboa), enquanto sobrevoava uma área de fronteira entre a Mongólia e China, tendo o processo terminado às 15h30, segundo a NASA.
Os pilotos Doug Hurley e Bob Behnken estavam preparados para tomar o controlo manual da operação de acoplagem à Estação Espacial Internacional, mas o processo decorreu de forma automática, sem necessidade de assistência, segundo a agência Associated Press.
A acoplagem ocorreu 19 horas depois da partida do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, no sábado, do primeiro voo espacial tripulado para a EEI com origem nos Estados Unidos desde 2011, tratando-se ainda da primeira vez que uma nave espacial de construção e gestão privada levou astronautas para o espaço.
ASSISTA AQUI