SÃO LUIS – Em nota publicada no início da tarde desta segunda-feira, 16, o Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, Danilo José de Castro, informou que uma servidora do Ministério Público estadual, citada em uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de televisão, ontem, já foi exonerada do cargo.
Trata-se de uma investigação conduzida pelo MPMA que revelou um esquema de corrupção e sonegação de impostos envolvendo servidores públicos, empresários e profissionais liberais no estado.
O esquema consistia no uso irregular de alvarás de taxistas para a compra de veículos com isenções fiscais que chegavam a R$ 20 mil por unidade.
De acordo com o Ministério Público do Maranhão, de 2020 até agora, cerca de 10 mil veículos foram adquiridos com isenção de impostos, mas 35% apresentam indícios de irregularidades.
Embora oficialmente cadastrados como táxis, esses automóveis são utilizados como carros particulares, sem jamais terem sido empregados no transporte de passageiros.
Confira a seguir da nota do Procurador-geral, sobre a exoneração.
Em relação ao esquema de fraude de taxistas investigado pelo Ministério Público do Maranhão e divulgado em reportagem nacional neste domingo (15), a Procuradoria-Geral de Justiça informa que a servidora citada já foi exonerada.
Informa ainda que o órgão está realizando investigação interna e, caso sejam apuradas novas ocorrências, os envolvidos também serão afastados de suas funções.
O Ministério Público do Maranhão continuará apurando os fatos e tomando as medidas cabíveis, inclusive criminalmente.
Danilo José de Castro Ferreira
Procurador-Geral de JustiçaBNC Política