PAÇO DO LUMIAR – Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), a Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem a frente de sua gestão à prefeita Paula Azevedo (PCdoB), iniciou nesta segunda-feira (11), a Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Paço do Lumiar. Uma blitz educativa na feira do Maiobão e panfletagens na Av.13 e Av. 4, marcaram o ponto de partida da programação que vai durar até o próximo sábado (16).
Desenvolvida pela Coordenação Socinclusiva/Divisão de Diversidade e Igualdade/ SEMDHU, a semana visa demostrar a importância do tema e despertar a participação da sociedade civil organizada na consolidação de políticas públicas que assegurem direitos e propiciem maior qualidade de vida das pessoas LGBTQIA+ no município.
A chefe de Divisão de Políticas de Diversidade e Igualdade, Lêda Rêgo, destaca que este ano, o evento traz pontos chaves de sensibilização da sociedade a serem explorados e que pautam algumas das atividades que integram a programação. Entre estas, uma das mais representativas, institui visitas e discussões junto ao empresariado luminense para tratar e debater sobre espaços ocupados no mercado de trabalho e a incidência sobre a política LGBTQIA+.
“As atividades elaboradas contam com parceria das demais secretarias municipais como: secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Cultura, Indústria Comércio e Turismo e várias outras, para que possamos desenvolver essa semana de forma transversal e abrangente”, frisou.
Como parte do calendário de eventos sazonais em Paço do Lumiar, a Semana da Diversidade LGBTQIA+, é regulamentada pela Lei de Nº 886, de 18 de outubro de 2021, que foi sancionada pela prefeita Paula Azevedo, onde nela se destaca além da criação a realização preferencialmente no mês de setembro.
A secretária de Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), Hélia Silva, lembra ainda que além disso, o Decreto Nº 3.712, de 25 de maio de 2022, instituiu Grupo de Trabalho Interinstitucional para Elaboração do Plano Municipal para a Promoção da Cidadania de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outros grupos de variações de sexualidade e gênero (LGBTQIA+) e Organização da Semana da Diversidade LGBTQIA+ de Paço do Lumiar.
“Com essa postura Paço do Lumiar demonstra o cuidado da gestão e a importância desta população que a todo momento sofre com a invisibilidade, o preconceito, a discriminação e com negação de seus direitos”, resumiu Hélica Silva.