PAÇO DO LUMIAR – Na manhã desta quinta-feira (14), em Paço do Lumiar, foi realizado o “8º Seminário de Militância LGBTQIA+: Políticas Públicas da População em Paço do Lumiar”. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo da prefeitura por meio das ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), e coparticipação do Grupo Paço Livre, que a 17 anos atua em defesa dos direitos desta parcela da população.
Participando das plenárias e painéis propostos estavam atores indispensáveis para discussões sobre inclusão, sociedade mais justa para todos e todas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Estiveram presentes autoridades do poder público municipal, representantes de entidades de luta e defesa dos direitos LGBTQIA+, e também, integrantes da sociedade civil organizada.
Como gestora, a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), fez questão de prestigiar o ato. Na ocasião ela ressaltou a importância e dimensão desta população e que a busca por respeito à diversidade, tem sido uma bandeira da atual gestão.
“A Semana da Diversidade LGBTQIA+ já parte do calendário de eventos na nossa cidade. Nesse sentido há inclusive a Lei Nº 886, de 18 de outubro de 2021, sancionada nesta gestão, criando a regulamentação e estipulando preferencialmente sua realização no mês de setembro”, lembrou.
Durante o seminário, também foram apresentadas as bases do “Plano Municipal para a Promoção de Cidadania e Direitos Humanos LGBTQIA+”, que vem sendo construído pela SEMDHU e demais secretarias de Paço do Lumiar. O plano tem como missão subsidiar a implementação e execução de ações governamentais de sensibilização e enfrentamento do preconceito, discriminação e violência contra a pessoa LGBTQIA+ especialmente àquelas em situação de risco social e exposição à violência.
“Este documento nasce a partir Lei Municipal nº 3.712/2022 com instituição de grupo de trabalho Interinstitucional, buscando criar mecanismos contra a desigualdades e a discriminações, e acima de tudo, atendendo às necessidades desta população como sujeitos de direito e sujeitos políticos de fato”, evidenciou a secretária Hélica Silva.
A realização do seminário precedeu o evento da 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Paço do Lumiar, evento que acontecerá no domingo (17). “Há uma estimativa de mobilização de 5 mil pessoas na rua cumprindo o percurso desde a concentração, às 16h, na Av.12 até a Praça da Família, chamando à atenção da sociedade para essa causa”, avaliou Herbert Sousa, coordenador do Grupo Paço Livre.
BNC Política