GRANDE ILHA – Aconteceu no último dia (18) no Auditório da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação da UFMA, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão – SINDUFMA.
Durante o evento foram proferidas palestras com os professores Nilton Brandão, presidente da Proifes – Federação e Gil Vicente representante da Adufscar, que tiveram como temáticas “A organização sindical na conjuntura atual e o Papel da Proifes” e “Universidade e o Ensino Superior na conjuntura atual”.
Marcaram presença durante a posse, diversos representantes da classe Educacional, docentes afiliados, além do ex-reitor Prof.Dr. Natalino Salgado e o atual vice-reitor da UFMA Prof.Dr. Fernando Carvalho.
O novo presidente da entidade, Professor Dr. Arklei Marques Bandeira possui graduação em História, mestrado e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo, é docente do Ensino Superior da UFMA no campus de Pinheiro, além de ser integrante do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da PGCult – UFMA, como membro permanente na linha de Pesquisa Cultura, Educação e Tecnologia.
Para Dr. Arklei, um dos desafios da nova diretoria, tem a ver com a Emenda Constitucional nº95 que foi promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em 15 de dezembro de 2016. A emenda instituiu um novo regime fiscal que visa limitar gastos e investimentos públicos, principalmente os serviços de natureza social, como uma forma de retomar o crescimento da economia brasileira.
“O primeiro aspecto que nós temos a debater é sobre os impactos da Emenda Constitucional nº95, que tem reflexos frontais na Universidade Pública, no ensino em geral. Quando o Estado se desobriga de uma série de premissas, investimentos em áreas estratégicas como a saúde, a educação, ciência e tecnologia, esses reflexos são sentidos através do sucateamento das entidades, número de vagas diminuídas para concursos, estagnação da expansão que já estava acontecendo, diminuição de bolsas de estudos, auxílios para estudantes de baixa renda, então, um dos desafios é justamente combater, no sentido de revogar a Emenda 95. No aspecto interno, nosso principal desafio é estruturar e ampliar a política sindical do SINDUFMA, atrair novos sindicalizados, interiorizar a entidade, levar para outros Campis, onde ainda temos uma pequena presença. A ideia inicial é organizar, estruturar e fortalecer.”
O novo presidente falou sobre a ampliação e melhoria nas relações com os docentes que já são sindicalizados, e também, de que forma pretendem aumentar o número de filiações. “Bom, a ideia agora é começar fortemente parcerias, busca de convênios. Estivemos há pouco tempo em Brasília procurando reforçar nossas relações. Hoje a maioria dos sindicatos que estão filiados ao Proifes (Federação de Sindicato de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) tem uma boa rede de parceiros, planos de saúde com valores acessíveis, seguros de automóveis, de residência, escola, entre outros. É uma forma também de alcançarmos os docentes que ainda não se filiaram. A ideia é que tenhamos uma rede forte de parceiros.” declarou Dr.Arklei.
Na ocasião, o Presidente e Diretor de Assuntos Jurídicos da Proifes – Federação, o professor Nilton Brandão, além de palestrar sobre os desafios das organizações sindicais na conjuntura atual , falou sobre as expectativas quanto a nova presidência do sindicato. “A expectativa da Proifes é muito grande no sentido de que o SINDUFMA será um sindicato forte, ele de fato falará pelos professores da UFMA e em breve dará uma nova oportunidade para os professores daqui, terem uma estrutura democrática participativa e que efetivamente discuta aquilo que é de interesse do professor. O sindicato é para falar primeiro para seus professores, depois articular com os demais. Nesse momento entra o Proifes, que é o espaço de articulação nacional do SINDUFMA e estamos devidamente habilitados para podermos fazer com que ele tenha representatividade nacional, podendo assim, levar as pautas e desejos dos professores até o Congresso Nacional”.
A nova diretoria do SINDUFMA vai exercer seu mandato entre 2018 – 2020.
O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão atualmente está localizado na Avenida dos Portugueses, na Cidade Universitária, Campus Dom Delgado, no Prédio CEB Velho.
BNC Geral