Em dois anos, Espaço de Atendimento ao Espectro Autista já realizou 24 mil atendimentos em Paço do Lumiar.

PAÇO DO LUMIAR – Durante esses dois anos, que completa neste domingo(28), o Centro de Atendimento ao Autista, criado pela Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), atende diariamente 200 crianças, totalizando aproximadamente mil atendimentos mensais.

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é considerado um problema de saúde pública mundial pela Organização Mundial de Saúde – OMS, pois é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento da pessoa, prejudicando a estruturação de pensamentos, sentimentos e emoções, comprometendo a comunicação e a interação social.

De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), 1 em cada 54 crianças recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Diante dessa realidade, a gestão municipal oferece assistência especializada para crianças autistas na faixa etária de 02 a 12 anos.

Atualmente, Paço do Lumiar conta com 2 espaços: no CSU Maiobão, com salas de atividades para estímulo à criatividade e treinamento para famílias auxiliarem no desenvolvimento e inclusão social das crianças com TEA; e outra unidade no Centro de Especialidades Médicas da Sede do município.

Desde sua inauguração, o local vem oferecendo serviços multidisciplinares de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA, conduzindo processos terapêuticos com especialistas em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social, musicoterapia, Educação Física e Psicopedagogia. Esses profissionais desenvolvem estratégias de intervenções terapêuticas considerando o nível de suporte de cada criança, suas comorbidades e peculiaridades, realizando terapias individuais e em grupo, assim como reuniões com mães e responsáveis para passar informações e orientações aplicáveis no dia a dia, pois a parceria entre atendimento profissional e família é fundamental para obter melhores resultados.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) destaca os avanços significativos no cuidado e amparo à família e à criança autista. “Na grande ilha, Paço do Lumiar é referência no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Somos um dos pioneiros nessa assistência, e hoje contamos com dois espaços para atender à grande demanda. Estamos trabalhando na ampliação desses serviços para minimizar a lista de espera. Contudo, continuamos empenhados para expandir a prestação de serviços na Saúde”, frisou a prefeita.

A secretária de Saúde, Danielle Oliveira, destaca que os Espaços TEA são locais de cuidado e atenção à criança autista. “Ao longo desses dois anos, os Espaços TEA têm se destacado pelo compromisso e sensibilidade com as famílias usuárias desse serviço, contando com suporte de profissionais especializados. Devido aos resultados satisfatórios no atendimento dessas famílias, temos hoje uma procura acima da nossa capacidade, mas estamos buscando meios de ampliar nossos serviços e incluir mais famílias nessa assistência que faz a diferença no município de Paço do Lumiar”, reforça a secretária.

Os Espaços TEA também oferecem acompanhamento aos pais e responsáveis, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x