PAÇO DO LUMIAR – Com o propósito de dialogar sobre as diretrizes do Plano Nacional de Educação – PNE, a Secretaria de Educação de Paço do Lumiar promoveu nesta quarta-feira (11), no auditório da Igreja Batista Cinquentária, o Encontro Municipal da Educação. Foram convidados pelas Secretárias titular e adjunta da pasta, Yanne Pessoa e Kênia Guimarães, autoridades, gestores, vereadores, componentes do Fórum Municipal de Educação e representantes do Governo do Estado.
Com foco nos sete eixos, os presentes puderam debater os avanços já alcançados nos últimos anos e esclarecer pontos chaves do PNE que poderão impulsionar a educação municipal. Para o presidente do Poder Legislativo- vereador Jorge Marú(Republicanos), que fez questão de prestigiar o ato, o “evento objetiva alavancar ainda mais os índices educacionais luminense, o que tem sido feito com muita competência pela prefeita Paula Azevedo e sua equipe técnica”, disse.
A secretária agradeceu a deferência e ressaltou a construção e avanços na educação, não só na esfera municipal, mas também nacional. “Aqui neste auditório iremos levantar os pilares do ensino público, particular e tecnológico que será alinhado na Conferência Nacional de Educação. É um fazer de muitas mãos e de fundamental importância para o futuro das nossas crianças”, disse Yanne Pessoa.
O encontro contou ainda com a palestra comandada pela professora Arsenia Formiga, intitulada “Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. “Essa é a hora de se discutir e avaliar as metas e estratégias que ainda estão em fase de conclusão para na conferência nacional apresentá-las, visando tornar a política de estado com a Educação que pense na equidade, justiça social e garanta o acesso e permanência dos nossos estudantes”, disse Formiga.
Logo em seguida foi iniciada a eleição dos delegados que irão participar da fase intermunicipal levando as contribuições do municipio para o PNE. Para a adjunta – Kenia Guimarães, a conferência permite que tanto gestores, educadores, quanto sociedade civil colaborem para o PNE. ” Um exemplo disso é a eleição dos nossos delegados que está sendo realizada de forma transparente e democrática”, enfatizou a Kênia.
“Por meio da eleição desses delegados iremos definir nossas estratégias e apresentá-las nas etapas intermunicipal e estadual”, disse Carlos Cortela, representante da Unidade Regional de Educação de São Luís (URE)
BNC Política