PAÇO DO LUMIAR – O plenário da Câmara Municipal de Paço do Lumiar aprovou o projeto de lei nº 23/2023, de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Wellington Sousa (PSB). O projeto de lei institui a Semana Municipal de Combate e Erradicação do Analfabetismo, a ser realizada nos dias 8 a 14 de novembro.
Segundo dados do Censo 2022, o Maranhão possui cerca de 863 mil pessoas analfabetas, a partir dos 15 anos de idade.
O analfabetismo é, ainda, um grande desafio para a educação. O vereador Wellington, na defesa do seu projeto, lembrou que o Governo do Maranhão, ainda na gestão Flávio Dino, implementou o programa “Sim, eu posso”, que alfabetizava adultos; o programa era gerido pelo secretário de Educação e atual vice-governador, Felipe Camarão. O programa foi exitoso e é um exemplo de política pública eficiente para a educação.
Hoje, para trabalhar no mesmo sentido dos Governos Lula e Carlos Brandão, que estabeleceram a alfabetização como prioridade, Wellington defende que é a hora de Paço do Lumiar reforçar e criar instrumentos para a alfabetização plena da sua população.
Vale lembrar que o vereador Wellington Sousa tem uma grande atuação parlamentar em defesa de pautas da educação pública. Ele considera ter uma dívida com ela: cursou o Ensino Médio no Liceu Maranhense e o Superior, na UFMA.
O PL nº 23/2023 segue, agora, para a sanção da prefeita Paula Azevedo (PCdoB).
BNC Educação