BRASÍLIA – Após diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ficou responsável por apresentar um novo nome para o comando do Ministério das Comunicações. A indicação deve ser oficializada nesta quarta-feira (24) e, segundo fontes do governo, será de perfil técnico e fora do Congresso Nacional.
A mudança na condução da escolha acontece após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), líder da bancada do partido na Câmara, comunicar sua decisão de não assumir a pasta neste momento. O parlamentar destacou, em nota oficial, que recebeu o convite com honra e responsabilidade, mas avaliou que pode contribuir mais com o país exercendo sua atual função de liderança na Casa.
“Seguirei atuando com firmeza no Parlamento, buscando consensos, defendendo a boa política e acreditando que o respeito às diferenças é o que fortalece nossa democracia”, disse Pedro Lucas.
A decisão foi respeitada pelo Palácio do Planalto, que reconhece o papel estratégico de Pedro Lucas na articulação política da Câmara dos Deputados. Lula e Alcolumbre mantêm bom alinhamento e reafirmaram a parceria para definir o novo titular da pasta, mantendo o espaço do União Brasil na Esplanada dos Ministérios.
Alcolumbre é um dos principais articuladores do partido no governo. Já havia indicado o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), e o União também comanda o Ministério do Turismo com Celso Sabino.
BNC Política