
LISBOA- O Consulado do Brasil em Lisboa emitiu nesta segunda-feira (25) uma série de recomendações dirigidas a brasileiros residentes em Portugal para que não sejam presos por agentes de imigração do país europeu.
As recomendações foram feitas por conta da criação de uma nova unidade policial de Portugal dirigida a fiscalizar e deter imigrantes que estejam em situação irregular em solo português. A nova polícia, chamada de Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), começou a operar na semana passada.
➡️As recomendações emitidas pelo consulado são as seguintes:
- Ter sempre um documento oficial de identificação válido em mãos;
- Cópia ou uma fotografia no celular de documentos que comprovem o status de residência legal em Portugal;
- Colaborar com autoridades em caso de abordagens policiais — nestas situações, o consulado também frisa que os policiais são obrigados a se identificar;
- E, no caso de detenções, os brasileiros p
No caso dos brasileiros, as novas regras terão impacto direto nos seguintes casos:
- Entrada como turista e pedido de residência: não será mais possível entrar em Portugal como turista e depois solicitar autorização de residência. A solicitação só poderá ser feita por quem chegar ao país com visto prévio.
- Visto para procura de trabalho: os vistos temporários para busca de emprego passarão a ser concedidos apenas a profissionais considerados altamente qualificados pelo governo. Antes, não havia essa restrição, e o visto era muito procurado por brasileiros.
- Reagrupamento familiar: apenas imigrantes com pelo menos dois anos de residência legal em Portugal poderão solicitar o reagrupamento. Além disso, os familiares terão que pedir a autorização de residência ainda no país de origem.
BNC Mundo