PAÇO DO LUMIAR – A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SEMDES), da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SEMCEJ), realizou uma reunião com lideranças de religiões de matriz africana para alinhar a realização do Banho de Axé 2026, marcado para o dia 13 de fevereiro.
O encontro reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura afro-brasileira, o respeito à diversidade religiosa e o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais de terreiro no município.
A reunião contou com a presença da Superintendência de Igualdade Racial, representada por Itaparandy, e com a participação do chefe de departamento Diego da Império. Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Ivesmar Loureiro (Zico), secretário adjunto Ribamar Neto, e a secretária adjunta de Direitos Humanos, Larissa Mesquita, que reforçou o compromisso da SEMDES com a pauta da diversidade religiosa e dos povos tradicionais.
Durante a fala, o secretário Ivesmar Loureiro (Zico) ressaltou o papel do poder público na ampliação da visibilidade e no reconhecimento das religiões de matriz africana.
“É papel do poder público apoiar, dar visibilidade e reconhecer a grandeza das religiões de matriz africana. Estamos falando de um povo forte, de uma cultura viva e ancestral. O Banho de Axé mostra a força e o tamanho desse povo, e a SEMCEJ estará ao lado dessa caminhada”, enfatizou.
O secretário adjunto Ribamar Neto, também destacou a relevância do Banho de Axé para a identidade cultural de Paço do Lumiar.
“O Banho de Axé é uma manifestação cultural e religiosa de grande importância para o município. A Secretaria de Cultura segue comprometida em apoiar ações que valorizem as tradições afro-brasileiras, promovam o respeito à diversidade religiosa e fortaleçam nossa identidade cultural”, afirmou.
Para a secretária adjunta de Direitos Humanos, Larissa Mesquita, o Banho de Axé é um cortejo que reafirma a presença, a resistência e a ancestralidade dos povos de matriz africana no município.
“A SEMDES iniciou um vasto processo de valorização, visibilidade, respeito e promoção dos povos tradicionais de terreiro. Ainda no período do pré-carnaval, a proposta é que esses grupos possam abençoar a festa e irradiar energias de proteção para que tudo transcorra bem nos dias de folia. É uma caminhada marcada pela distribuição do axé, por meio de elementos ritualísticos, banhos e simbolismos, levando energias positivas para o início da festividade”, destacou.
Representando a Liga Apoiar, parceira da iniciativa, a presidente Maria Juliana Fonseca ressaltou o significado cultural, espiritual, social e político do Banho de Axé.
“A caminhada e a lavagem de luz e axé representam práticas de resistência, memória e fortalecimento coletivo. A água, as ervas, as flores e os cânticos reafirmam nossas raízes africanas, valorizam a identidade negra e reconhecem os terreiros como espaços de saber e conhecimento”, concluiu.
Nova reunião
Como encaminhamento, ficou definido que no próximo fim de semana será realizada uma nova reunião entre o poder público municipal, lideranças religiosas e a SEMDES, representada pela secretária adjunta Larissa Mesquita, para alinhar os últimos detalhes organizacionais do Banho de Axé 2026, garantindo que o evento aconteça de forma organizada, respeitosa e em sintonia com os princípios culturais e religiosos que o representam.
