Pré-candidato a governador defende isonomia entre partidos e critica exclusão de nomes do partido em levantamentos sobre governo e senado.
SÃO LUIS – O engenheiro e pré-candidato do PSOL a governador, Enilton Rodrigues, cobrou nesta semana dos institutos de pesquisa e dos contratantes de levantamentos eleitorais a inclusão de seu nome e dos demais pré-candidatos do partido nas próximas sondagens sobre a disputa para o governo e o senado.
“Excluir nomes é limitar a democracia”, diz Enilton
Segundo Enilton, a ausência de representantes do PSOL nas pesquisas prejudica o debate democrático e restringe o direito dos eleitores de conhecer todas as alternativas políticas que estarão disponíveis nas urnas.
“As pesquisas são uma ferramenta importante para medir a intenção de voto e ajudar os eleitores a conhecer as alternativas políticas colocadas. Excluir nomes de candidatos aprovados em convenção ou indicados oficialmente pelos partidos é uma forma de limitar a democracia”, afirmou o pré-candidato.
PSOL já definiu pré-candidaturas ao governo e senado
Em conferência eleitoral realizada dia 6 de setembro, o partido confirmou Enilton Rodrigues como pré-candidato a governador e Antonia Cariongo como um dos nomes ao senado.
É um apelo público que o Enilton Rodrigues, que também é dirigente nacional do PSOL, faz aos principais institutos de pesquisa solicitando a inclusão dos nomes destes representantes do PSOL nas próximas rodadas de levantamentos. Bom lembrar que o partido tem uma bancada de 14 deputados federais, por tanto é um direito que a legislação eleitoral brasileira garante, uma vez que assegura isonomia entre os partidos e garante o direito à representação nas pesquisas, especialmente após a definição das pré-candidaturas.
Partido quer diálogo com institutos e contratantes
Enilton afirmou ainda que o PSOL pretende dialogar com veículos de comunicação e entidades empresariais que contratam as pesquisas, buscando critérios mais amplos e transparentes na escolha dos nomes avaliados.
“Não queremos privilégios, apenas igualdade de condições. O eleitor tem o direito de conhecer todas as alternativas políticas que a legislação eleitoral assegura, e as do PSOL tem esse direito garantido”, completou