SÃO PAULO – A pesquisa Atlas/ Bloomerang, divulgada nesta sexta-feira (24), aponta que o presidente Lula (PT) pode vencer todos os adversários em primeiro turno nas eleições de 2026. Lula ampliou sua vantagem em todos os cenários. No levantamento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece atrás do ministro Fernando Haddad (PT), em um dos cenários de primeiro turno.
Na primeira rodada de votação, Lula segue em uma crescente nas intenções de voto, iniciada em agosto deste ano ano, atingindo o melhor patamar da série. O levantamento mostra que o atual presidente teria 52% contra contra cinco dos presidenciáveis e 51% contra Ratinho Jr.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) se mantém acima de 30% e houve estabilidade em relação a setembro. Em um cenário contra Michelle Bolsonaro (PL), o presidente também lidera a disputa com 51% das intenções de voto, registrando uma vantagem de mais de 25 pontos percentuais. Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 9% das intenções.

Em cenário sem Tarcísio ou um nome da família Bolsonaro, Lula também registra 51% das intenções de voto e lidera com ampla vantagem. Ronaldo Caiado atinge 15% das intenções e Romeu Zema (Novo) chega a 10,6%, empatado com Ratinho Jr (PSD).
Em um cenário em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representa a esquerda, Haddad lidera a disputa com 43,1% das intenções de voto, seguido por Tarcísio de Freitas com 30,1%.

Segundo turno
No segundo turno, contra Tarcísio, Michelle ou e um cenário hipotético contra Jair Bolsonaro, que está inelegível, Lula abriu uma vantagem de oito a nove pontos percentuais. Contra governadores da direita, as margens vão de 14 a 17 pontos percentuais a favor de Lula.

Contra Tarcísio, Lula cresceu pouco mais de 1 ponto percentual, enquanto o governador de São Paulo caiu na mesma magnitude. Lula marca 52% e Tarcísio de Freitas, 44%. Não sei/Branco/Nulo somam 6,9%.

Contra Michelle Bolsonaro, Lula marca 52% e Michelle, 43%. Não sei/Branco/Nulo somam 5%. Em um cenário hipotético contra Jair Bolsonaro, Lula alcança 52% e o ex-presidente, 44%. Não sei/Branco/Nulo somam 4%.
Em um cenário com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Lula segue com 52% e Zema, 35%. Não sei/Branco/Nulo somam 14%. Contra Ronaldo Caiado, Lula marca 52% e governador de Goiás, 36%. Não sei/Branco/Nulo somam 12%.
Contra Ratinho Jr., Lula Lula marca 51% e o governador do Paraná, 37%. Não sei/Branco/Nulo somam 12%.
A pesquisa ouviu 14.063 pessoas adultas brasileiras entre os dias 15 e 19 de outubro deste ano. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Aprovação de Lula atinge melhor nível desde janeiro de 2024
A aprovação do presidente Lula (PT) subiu e atingiu o melhor nível desde janeiro de 2024, superando a desaprovação pelo segundo mês consecutivo. É o que aponta a pesquisa Atlas/ Bloomerang divulgada nesta sexta-feira (24). 51,2% aprovam o presidente, enquanto 48,1% desaprovam.

Ainda segundo a pesquisa, pela primeira vez desde novembro de 2024, as avaliações positivas do governo superaram as negativas. 48% dos brasileiros consideram a gestão petista como ótima ou boa. Outros 47,2% avaliaram como ruim ou péssimo e 4,8% classificaram o governo como regular. Na última pesquisa, realizada em setembro, o governo era considerado ruim ou péssimo por 48% dos entrevistados e bom ou ótimo por 46,2%. Já os que consideravam regular somavam 5,8%.
Governo Lula supera Bolsonaro em avaliação em todos os temas, diz Atlas
A pesquisa da Atlas/ Bloomerang aponta, ainda, que, em todas as áreas medidas, o governo Lula recebe uma percepção de que estão melhores do que no governo Bolsonaro. A maior diferença se dá em áreas como Políticas sociais e redução da pobreza; Relação Internacionais; Moradia e Educação.

As áreas com menor diferença pró-governo Lula são as de Segurança Pública, Impostos e Carga Tributária e Responsabilidade Fiscal e Controle de Gastos.
BNC Brasil
