SÃO LUIS -No Dia das Polícias Civil e Militar, celebrado nesta segunda-feira, 21, em homenagem a Tiradentes, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou a nomeação de 40 novos delegados, 20 investigadores e oito peritos oficiais para reforçar a segurança pública do estado. A posse coletiva dos novos servidores está marcada para o dia 5 de maio.
Durante o anúncio, Brandão também revelou que determinou a promoção dos delegados e que as progressões de carreira dos policiais civis serão garantidas em breve. O governador destacou ainda que os estudos para atender as demandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão em fase final.
“Neste Dia das Polícias Civil e Militar, que têm como patrono Tiradentes, informo que nomeamos 40 novos delegados, 20 investigadores, oito peritos oficiais e que a posse coletiva será no dia 5 de maio. Também determinei a promoção dos delegados, e em breve vamos garantir as progressões dos policiais civis. Ressalto ainda que estamos finalizando os estudos para atender demandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Agradeço a cada homem e mulher que faz parte dessas instituições tão valorosas. Parabéns a todos!”, declarou o governador nas redes sociais.
A nomeação soma-se a uma série de ações do governo estadual voltadas à modernização da segurança pública e interiorização dos serviços, como a reforma de 135 delegacias, além de batalhões, em todo o estado e o fortalecimento de ações de inteligência que tornaram possível o programa Meu Celular de Volta, responsável por recuperar mais de 1.000 aparelhos.
Essas ações têm também garantido bons resultados na segurança pública, que saiu da 14ª para a 7ª melhor do país, de acordo com o ranking de competitividade do CLP 2023. Recentemente, um levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apontou queda de 17% nos roubos de celulares em todo o estado. No primeiro trimestre de 2025, o Maranhão também reduziu em 39% os roubos de veículos.
Além disso, o Maranhão alcançou um resultado expressivo na segurança pública ao liderar o Índice de Resolutividade da Adepol Brasil em 2023, com 96% dos inquéritos policiais concluídos, fruto do trabalho sério e comprometido da Polícia Civil.
Estes bons índices têm sido incentivados pelo Governo do Estado, que já convocou 1.445 novos policiais civis, dos quais 826 estão formados e mais 389 foram recentemente nomeados, incluindo promoção de capacitações e requalificações contínuas para aperfeiçoar cada fez mais o combate ao crime.
Também já foi feira a promoção de quase 3 .500 oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; cerca de 870 no início do ano.
Na infraestrutura, o governo também inaugurou um moderno Centro de Inteligência para ampliar a capacidade investigativa e dar respostas mais rápidas e eficazes à população. Já são mais de 100 prédios da segurança pública do Maranhão reformados ou em obras entre delegacias, batalhões da Polícia Militar, unidades da Perícia Oficial, Academia da Polícia Civil, entre outras com reformas, climatização, mobília e equipamentos novos.
Foram adquiridas ainda mais de 700 viaturas para a Polícia Civil, Militar, Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros, com recursos do Fundo Estadual de Segurança e feita a aquisição de armas, munições, coletes, drones e outros equipamentos para fortalecer o trabalho das forças de segurança, além da integração do Icrim ao Sistema Nacional de Análise Balística, com novos equipamentos para investigação.
BNC Polícia