BRASÍLIA – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), vai esperar a chegada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1 ao colegiado para definir quem ficará responsável pela relatoria. O Palácio do Planalto pretende conversar com Alencar, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre os próximos passos da proposta no Senado.
Em declaração à CNN Brasil, o senador afirmou que não pretende assumir pessoalmente a relatoria da PEC. Além de Alencar, os nomes dos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Rogério Carvalho (PT-SE) chegaram a ser considerados como possibilidades para a função.
PEC ainda aguarda encaminhamento à CCJ
Antes da definição do relator, a proposta precisa ser formalmente encaminhada à CCJ. O texto aguarda despacho do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Alcolumbre já assinou o documento necessário para o prosseguimento da tramitação e sinalizou que a matéria deverá ser enviada em breve à comissão. O presidente do Senado deverá exercer influência direta sobre a escolha do parlamentar responsável pela relatoria.
A movimentação ocorre em meio à recente aproximação entre Alcolumbre e Lula, cenário que elevou entre integrantes do governo a expectativa sobre o avanço de pautas consideradas prioritárias pelo Planalto no Senado.
Votação final é esperada para depois das eleições
Apesar das articulações para o avanço da PEC, a avaliação no Palácio do Planalto é de que a tramitação não deverá ser concluída no curto prazo. A expectativa governista é que a votação em plenário que poderá concluir a análise da proposta sobre o fim da escala 6×1 ocorra somente depois das eleições.
BNC Política
