SÃO LUIS – Os problemas crônicos no transporte público de São Luís voltaram à tona nesta terça-feira, 15, após um ônibus da linha Cidade Operária/São Francisco apresentar falha mecânica e interromper o fluxo de veículos na movimentada avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim. O defeito, causado pela quebra de um rolamento, provocou um grande congestionamento no sentido Centro, prejudicando inúmeros usuários que dependem unicamente dos coletivos para seus deslocamentos.
A cena, que já se tornou rotina para quem utiliza os ônibus em São Luís, ratifica a precariedade da frota, problema que se arrasta há anos e que a solução tem sido constantemente adiada pelo poder público.
Durante a última greve dos rodoviários, a gestão municipal, comandada pelo prefeito Eduardo Braide, prometeu avanços, com destaque para uma nova licitação do transporte público, medida amplamente divulgada para tentar sanar ‘midiaticamente’ a crise no setor, mas que até agora não saiu do papel.
O tema voltou a ganhar destaque na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 14, quando o vereador Marlon Botão (PSB) utilizou a tribuna para cobrar providências. Segundo o parlamentar, a situação do transporte coletivo é uma das reclamações mais frequentes que ele tem ouvido em visitas às comunidades.
“Vi que a Presidência desta Casa vai convocar o secretário municipal de Trânsito e Transporte para que possamos discutir melhorias para a mobilidade urbana da cidade, que tem como único modal o transporte rodoviário”, destacou o vereador, que também cobrou que a reunião trate da implementação do passe livre estudantil, aprovado em plebiscito nas últimas eleições municipais, mas ainda não foi executado.
Marlon Botão lembrou que a Câmara já autorizou os estudos para uma nova licitação do sistema, e reforçou a necessidade de que a prefeitura acelere esse processo, não apenas para substituir coletivos antigos e reduzir falhas mecânicas recorrentes, mas também para ampliar a frota diante do crescimento populacional de bairros, principalmente na zona rural.
BNC Cidades