Village dos Pássaros III realiza atividade recreativa e educativa para os moradores do condomínio

Momento de lazer
Village dos Pássaros III realiza atividade recreativa e educativa 

GRANDE ILHA – O período das férias é sempre um momento esperado, principalmente para as crianças, que buscam atividades para se entreter e se divertirem. Para levar alegria e diversão, o Condomínio Village dos Pássaros III, localizado em São José de Ribamar, preparou uma programação para as mais de 30 crianças que ali moram, que foi realizada nesse domingo, 21.

A ideia foi contribuir para a formação social dessas crianças, aliando a educação e o respeito ao próximo, tendo, desde cedo, o espírito de estar unido e participando de torneios, mostrando que, na vida, sempre haverá ganhador e perdedor, porém, que é importante reconhecer a perda e se esforçar para melhorar na vida.

Paulo Freire afirmava que, a família sendo o primeiro contato da criança possui a responsabilidade no seu desenvolvimento, pois, é nela que a criança aprende os primeiros valores éticos e cristãos, tendo como princípios valores, respeito e cultura. Portanto, ele falava que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Foi por esse viés que a síndica do condomínio, Radja Coêlho, com o apoio de alguns moradores, criaram uma programação de férias para as crianças. O dia foi chamado de Brincando no VP3.

Durante a programação, as equipes foram compostas tanto por meninos quanto por meninas, porque, a ideia da síndica, era mostrar que as crianças, independente do sexo, devem estar unidos, sem discriminação ou exclusão.

“A cada dia, o número de feminicídio, da intolerância e do desrespeito com a mulher têm aumentado. Por isso, pensamos em fazer atividades em que, tanto os meninos quanto as meninas, pudessem participar. Entendemos que a educação começa em casa, e aqui, somos uma família, vivemos em comunidade, é uns ajudando os outros. Por isso, vendo o grande número de crianças, resolvemos fazer esta programação. No domingo pela manhã, por exemplo, fizemos um torneio de futsal e os times eram bem mistos, meninos e meninas jogando juntos, para perceber, desde pequenos, esse envolvimento e união de todos que é fundamental”, afirmou Radja, adiantando que, em outubro, fará outra atividade, ainda melhor que está para as crianças.

Ela lembrou ainda da valorização ao esporte, com destaque para o futebol feminino, o qual é possível perceber, neste ano, o apelo na valorização da Copa Feminina.

“Uma experiência boa ter oportunidade de jogar entre meninos e não haver preconceitos. Foi a primeira vez que conseguir chegar ao final. Fiquei super feliz por ter sido vice-campeã, na categoria sub-15, pois eu e meu time demos o nosso máximo”, relatou a jovem Gabriela da Silva Ribeiro, 14 anos.

Márcio David, um dos organizadores do evento, disse ter sido gratificante realizar um dos melhores eventos do condomínio. “Os pais estiveram presentes, apoiaram seus filhos como forma de motivação para que continuem sonhando, pois não existe sucesso se não entrarmos como motivadores dos objetivos e metas dos nossos filhos. Quando sonhamos só, é somente um sonho, e quando sonhamos em equipe, é o princípio de glórias e vitórias”, enfatizou ele que é diretor e técnico da escolinha de futsal do Condomínio Village dos Pássaros III, Águia Dourada.

Para Sandra Lima, moradora do condomínio, as atividades realizadas no VP3 foram muito importantes para a interatividade e aprendizado dos adolescentes e crianças. “A programação foi muito boa e, com ela, percebemos que pode haver atividades fora do mundo da internet, além disso, brincadeiras antigas foram resgatadas, e com tão pouco, houve um momento de lazer para os moradores. Parabenizo a organização do evento, que trouxe um dia inteiro de atividades recreativas, mostrando aos participantes a capacidade de competitividade, no ponto onde se perde e se ganha, aprendendo que nem sempre se ganha, que há perdas que precisam ser sentidas pra evoluir como ser humano”, disse.

A programação, das 8h às 18h, contou com a realização de campeonato de futsal nas categorias sub-10 e sub-15, com direito a medalhas e troféus, rouba bandeira, corrida do ovo na colher, jogo de vôlei e zumba.

O jovem David Dantas, 17 anos, e artilheiro do campeonato de futsal na categoria sub-15, falou da importância de atividades como essa para integrar os jovens, as crianças e adultos do condomínio. “É um momento muito bom de lazer para as férias, além da descontração e das competições, o mais importante foi, acima de tudo a nossa aprendizagem, então de modo geral, esse evento foi bom para todos que estiveram presentes, sejam organizadores ou apenas participantes”, disse o morador do condomínio.

POR Sansão Hortegal

Foto: Sansão Hortegal

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x