Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1

ABU DHABI – Com emoção da largada até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final a liderança do GP de Abu Dhabi que perdeu no início da corrida neste domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título da carreira na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1, mas contou com um safety car acionado por Nicholas Latifi nas últimas voltas para se aproximar do rival e ultrapassá-lo no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos – oito a mais que Hamilton.

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR.

A disputa deste domingo marcou uma série de despedidas: Kimi Raikkonen deixa a Alfa Romeo e a F1 após 20 anos na categoria; seu colega de equipe Antonio Giovinazzi, que não teve o contrato renovado, seguirá para a Fórmula E em 2022. O finlandês será substituído pelo compatriota Valtteri Bottas, que deixou a Mercedes para dar lugar a George Russell; o britânico de 23 anos se despediu da Williams.

O grid ficou menor que nas provas anteriores do campeonato, já que Nikita Mazepin, da Haas, testou positivo para o coronavírus antes da largada. O brasileiro Pietro Fittipaldi, reserva da equipe, não participou de nenhuma sessão livre ou classificou-se com o carro do time americano. Por isso, Mazepin não pôde ser substituído e a Haas correu apenas com Mick Schumacher.

O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.

BNC Esportes

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x