GRANDE ILHA – O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, recebeu, nessa quinta-feira, 16, representantes do Consulado Norte-Americano no Recife para viabilizar parcerias e fomento ao estudo da língua inglesa, por meio do programa English Language Fellow Program, que envia especialistas da língua inglesa para países em todos os continentes. O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), centro binacional com reconhecimento da embaixada americana no Brasil, intermediou o encontro entre as duas instituições.

A UFMA vai oferecer a estrutura física para a execução do programa, e a embaixada enviará a especialista Pilar Jan Penn para ministrar o curso. “Estamos dispostos a garantir que a Universidade avance rumo ao futuro na área tecnológica e na produção do conhecimento por meio da internacionalização. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para desenvolver a UFMA, mediante convênios e parcerias”, declarou o reitor.

O programa seleciona profissionais com expertises na área, mantendo o foco no ensino público, recepciona especialistas no Brasil e é responsável por toda a parte burocrática, além de auxiliar no planejamento e na viabilidade de execução do projeto. “Possuímos bons mecanismos para produzir resultados concretos na formação desses estudantes, mas queremos agregar ainda mais benefícios aos contemplados por nossas iniciativas.

A parceria com a Universidade Federal do Maranhão vai alavancar ainda mais as nossas intenções e trazer grande desenvolvimento cultural ao Estado do Maranhão”, pontuou o especialista em diplomacia pública do consulado americano no Recife, Stuart Beechle.Ao todo, serão ofertadas 125 vagas para o curso de inglês avançado, ministrado pela especialista Pilar Jan Penn, que virá da cidade de Atlanta (Georgia, EUA). O diretor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, Claudionor Borges Junior, deu mais detalhes sobre o programa. “Nós temos a missão de, por meio do ensino da língua inglesa, trazer um pouco da cultura americana para a educação. Isso engloba uma série de ações, entre elas, o comprometimento com o ensino público. Aqui na UFMA, nós vamos trabalhar com alunos do curso de Letras. A ideia central é favorecer que o ensino da língua inglesa no Maranhão tenha um aumento significativo em sua qualidade”, detalhou

Sobre a especialista

Educadora profissional com mais de 20 anos de experiência em ensino, aprendizagem e tutoria de adultos e crianças, Pilar Jan Penn é bacharel em Biologia pela Tuskegee University, desde 1983. É doutora na área jurídica com distinção pela Vanderbilt School of Law.

É autora do livro Roots of Self-Mastery: The Beginning of Practical Wisdom (Raízes do autodomínio: o começo da sabedoria prática), um guia instrutivo para o desenvolvimento de caráter nos jovens.

Foto: DCOM/UFMA

BNC Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.