UFMA concede o título “Professor Honoris Causa” ao docente Luiz Pazzini, in memoriam

GRANDE ILHA –  Nascido em 6 de outubro de 1953, em Severínia-SP, Luiz Roberto de Souza, mais conhecido como Luiz Pazzini (nome artístico que escolheu), completaria, hoje, 67 anos. Ele faleceu no dia 29 de abril de 2020, decorrente de complicações respiratórias causadas pela Covid-19.

Para homenageá-lo, in memoriam, a Universidade Federal do Maranhão entregará o título de Doutor Honoris Causa, à família do mestre Luiz Pazzini. A solenidade ocorrerá nesta terça-feira, 6, às 18 horas, de forma híbrida, ou seja, presencial (CCH) e remota (transmissão pelo YouTube).

O homenageado era graduado em Artes Dramáticas pela Universidade de São Paulo (USP) e morava havia mais de 20 anos no Maranhão, local onde deixou um grande legado e muitos amigos.

Em uma reflexão escrita pelo professor Arão Paranaguá, do departamento de Artes Cênicas, após o falecimento do Mestre Luiz Pazzini, ele lembra que, logo nos primeiros momentos, aventaram a possibilidade da criação de um memorial que salvaguardasse a memória do seu trabalho artístico e pedagógico, ou seja, escritos acadêmicos, esboços, figurinos, cenários, imagens, livros, etc.

“Em seguida, reiterou-se a possibilidade de dar a ele um lugar de destaque no panteão das honrarias institucionais, ocasião na qual o reitor Natalino Salgado externou sua determinação em intitular o novo Centro de Artes da UFMA como “Mestre Luiz Pazzini”, cuja decisão já está protocolada e encontra-se em trâmites internos”, complementa Paranaguá.

As intervenções culturais, palestras, os saraus, as performances e peças teatrais que produziu, dos primeiros instantes ao fim de sua carreira, passaram a ser vistos nos câmpus e fora deles, para depois alçarem voo rumo a outras regiões brasileiras.

O legado Pazzini que foi deixado, não apenas no Brasil, mas, sim, no mundo, versa sobre as lembranças dos trabalhos cênicos realizados no período de 2001 e 2020; os prêmios, as menções e homenagens que ele recebeu ao longo de sua carreira tanto como docente, quanto ator; as publicações de livros sobre o seu trabalho; e os estudos acadêmicos sobre suas metodologias de trabalho.

“Esse legado o credencia ao honroso título de Doutor Honoris Causa, na incumbência de distinguir o Mestre Luiz Pazzini como um profissional de altos méritos e como personalidade eminente, uma vez que já foram destacadas aqui as relevantes atividades prestadas ao desenvolvimento da cultura, no âmbito das artes cênicas; e de suas contribuições ao ensino, à pesquisa e extensão, que são de alta valia à coletividade e à Instituição UFMA”, concluiu Arão Paranaguá.

Com Informações da DCOM/UFMA

BNC Cultura

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x