Sabão utilizado para lavar roupas pode afetar a saúde de sua pele

SÃO PAULO – O sabão lava-roupas é um item imprescindível no dia-a-dia do brasileiro, tornando muito mais fácil conseguir roupas limpas e brancas sem a necessidade de esfregá-las. Porém, o que poucos sabem é que esses produtos contêm diversos componentes químicos agressivos que podem causar uma série de complicações à saúde de sua pele. “Os detergentes e sabões para lavagem das roupas são compostos por químicos tóxicos, conservantes, fragrâncias e pigmentos artificiais que podem desencadear uma série de reações adversas na pele, como dermatites de contato, principalmente em pessoas que já possuem histórico de eczema e outras alergias de pele”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

E o uso excessivo do produto pode torná-lo ainda mais prejudicial, pois quando usado em grandes quantidades os sabões podem ficar impregnados entre as fibras do tecido e entrar em contato direto com a pele. Logo, você precisa ter certeza que está usando apenas a quantidade necessária do produto. “Geralmente, a irritação causada pelo uso de sabões lava-roupa surge na pele em forma de erupções parecidas com eczemas, ou seja, tendem a tornar a pele seca, vermelha e descamativa”, ressalta a dermatologista.

Leia também: 8 sinais de que você tem amigdalite e veja como prevenir este mal

Mas, afinal, como saber se o sabão é realmente o culpado pelo problema? De acordo com a médica, a primeira coisa que você deve fazer é analisar itens básicos que podem causar alergias, como se você usou esmalte, se você foi picado por algum inseto ou quais produtos de cuidados com a pele você tem usado. Preste atenção principalmente a hábitos que tenham desviado de sua rotina habitual, como um cosmético novo que você tenha comprado recentemente. “Caso nenhuma das possibilidades anteriores seja a causa do problema, você deve analisar o local da alergia. Se a alergia for, por exemplo, no rosto, o sabão lava-roupas pode ser o culpado caso você durma de lado e tenha trocado os lençóis recentemente. O mesmo vale para as roupas caso a dermatite tenha surgido nos braços ou tronco, por exemplo”, alerta.

Outro motivo que pode indicar que o produto é o culpado pela irritação é se você tiver trocado de marca recentemente. Porém, é importante ressaltar que você pode desenvolver alergia a um certo ingrediente a qualquer momento, mesmo se você já vem utilizando o mesmo produto há anos. Dessa forma, para determinar de modo definitivo qual a causa do problema, o ideal é consultar um dermatologista ou alergista, já que apenas ele poderá unir suas observações com exames clínicos para conceder um diagnóstico correto, indicar o melhor tratamento para o caso. “Para definir o causador da alergia, o médico poderá realizar um teste de contato, onde os componentes do produto são individualizados e aplicados na pele. Após isso, espera-se 48 horas e é medido o nível de vermelhidão, descamação e irritação que esses componentes causaram na local de aplicação”, destaca a dermatologista.

Geralmente, o tratamento para alergias causadas por contato com ingredientes agressivos consiste no uso de medicamentos antialérgicos tópicos e orais, cosméticos formulados com ativos calmantes e a interrupção do uso do produto que causou a irritação. No lugar do sabão que causou a alergia, você pode optar, por exemplo, por produtos mais naturais e menos sintéticos. “Pelo fato de as dermatites de contato causadas por esse tipo de produto não serem incomuns, os fabricantes de sabões lava-roupas já estão desenvolvendo fórmulas hipoalergênicas para que você possa usá-los sem maiores preocupações. Em caso de dúvidas se o sabão que você utiliza possui ingredientes possivelmente tóxicos para sua pele, fique atento ao rótulo e procure por substâncias como amônia, petrolato, parabenos, formaldeídos e fragrâncias e pigmentos artificiais, além de outros aditivos desnecessários”, finaliza a Dra. Paola Pomarantzeff.

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x