GRANDE ILHA – O reitor Natalino Salgado fez assinatura, na manhã desta quinta-feira, 12, da tão aguardada Ordem de Serviço para retomada das obras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão. Orçados em R$ 5,5 milhões oriundos do Ministério da Educação, com apoio do senador Roberto Rocha, os trabalhos têm prazo de conclusão de 12 meses. Também assinou o documento Carlos Henrique Ramos, representante da Empresa EFA Construções Ltda., instituição responsável pelas obras.

Para o reitor, a finalização das obras da Biblioteca representa uma das maiores conquistas da UFMA e um grande marco de sua gestão. “Hoje é um dia de muita alegria, porque estamos saindo do mês de outubro, em que ocorreu o aniversário de 54 anos da nossa universidade, e isto aqui é um presente para ela. Uma biblioteca como esta, pelo tamanho, pelo que representa, será o centro do saber, é a maior de todas bibliotecas entre as universidades da região Norte e Nordeste, e não vai atender só nossa instituição, mas toda a comunidade do Maranhão, inclusive com obras on-line que o mundo inteiro pode acessar”, declarou.

A estrutura

A nova Biblioteca Central da UFMA, localizada logo na entrada da Cidade Universitária, é um grandioso prédio de 8.771,53 metros quadrados de área, em que as ações da construtora serão concentradas em serviços de acabamento na estrutura, que já está 80% concluída. O local conta com térreo, três andares e cobertura.

O térreo conterá um auditório, lanchonete, foyer, banheiros, elevadores e escada, enquanto o primeiro pavimento terá salas multimídia, sala de exposição, laboratório, recepção, setor de coleções especiais, cabines de estudos individuais e coletivas, secretaria e administração.

No segundo pavimento será observado o acervo geral, com dois grandes salões com armários de livros da biblioteca, áreas com mesas e cabines de estudos, sala para acervos de materiais, sala para programas especiais, salas de gerenciamento de sistemas informacionais, banheiros, área de atendimento, elevadores e escada.

O terceiro andar apresentará aos visitantes um grande salão com acervo de autores maranhenses, laboratório de restauração e conservação de livros e área administrativa com diretoria, assessoria, salas de reunião, salas para processos técnicos de catalogação e classificação do acervo, elevadores e escada.

Fonte: DCOM/UFMA

BNC Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.