Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia

GRANDE ILHA – Desenvolvido em 2018 pelo Setor de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão na cidade de Chapadinha, em parceria com a Biblioteca do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA, o Projeto Ei! propicia a elaboração e produção de conhecimentos no âmbito da saúde, educação, cidadania e cultura a partir de ações educativas e informativas. Para isso, utiliza de recursos materiais informativos, palestras, atividades lúdicas, campanhas e ações sociais, sempre buscando interlocuções com profissionais de várias áreas de atuação e setores da comunidade.

Como extensão destas compreensões, o Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia, nasce das necessidades e demandas atuais de trabalho remoto, tanto do Setor de Psicologia da UFMA naquele município, quanto do Núcleo de Rádio da Diretoria de Comunicação da UFMA na capital maranhense. Com isso, foi dado início a esta produção conjunta.

A psicóloga Léa Furtado, atuante no campus da UFMA em Chapadinha, deixa claro como profissionais de diversas áreas, são convidados a participarem com ponderações e conhecimentos teóricos a cerca da pandemia do novo coronavírus. “Eles são convidados a fazer suas reflexões em formato de apresentações “audiotextuais”. O Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia, traz várias vozes na tentativa de iluminar o caminho a ser atravessado enquanto durar a pandemia. Pois, partimos da perspectiva que a saúde é um fenômeno amplo, complexo e multidimensional, e não apenas ausência de doença”, esclarece a organizadora.

O projeto foi veiculado pela primeira vez dia 8 de abril, e de lá pra cá, já foram produzidas 14 edições, e que segundo os produtores, a aceitação tem sido muito boa. “Participar do Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia foi uma experiência singular e excelente; poder dar minha contribuição, socializando temas relevantes e que ajudam a deixar a pandemia e a quarentena mais leves. É sem dúvidas uma contribuição enriquecedora para todos.” Esta declaração é da Jaciara Arruda, pedagoga da Assistência Estudantil e Pedagógica do campus da UFMA em Imperatriz. Ela participou do projeto como uma das vozes, “na tentativa de iluminar o caminho a ser atravessado enquanto durar a pandemia.”

Além de ser veiculado no YouTube, o Projeto Ei! Educação e Informação – Atravessando a pandemia é distribuído em várias plataformas de podcast, dentre elas o Spotify. Pode ser ouvido também pelas ondas da Rádio Universidade FM 106,9 MHz toda segunda, quarta e sexta, sempre às 12h.

Fonte: DCom Rádio

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x