Projeto de extensão de Turismo cria material 100% on-line para aprendizado de crianças

GRANDE ILHA – Com o isolamento social, uma importante fase de interação e de aprendizagem social nas escolas foi interrompida. Para que as crianças continuem o aprendizado, o projeto de extensão “Comunidade Ativa”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da UFMA, iniciou as atividades no formato 100% on-line.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Turismo Saulo Ribeiro dos Santos, e as atividades são desenvolvidas pelos estudantes Beatriz Fernandes e Werllem Frazão. Os bolsistas desenvolveram um material autoexplicativo, em que as crianças, juntamente com seus pais, aprendem sobre temas variados.

“Viu-se a oportunidade que a tecnologia proporciona e, então, os estudantes remodelaram o formato do Comunidade Ativa para que o projeto continue suas atividades e, principalmente, alcance os objetivos de levar informação sobre Turismo, Cultura, Patrimônio, Gastronomia, Higiene, Saúde e Meio Ambiente. A ideia é que o projeto chegue ao máximo de crianças maranhenses e brasileiras neste momento de quarentena e aula remota”, explicou Saulo.

O professor revelou que o primeiro material lançado é sobre a cidade de São Luís e que, a cada vinte dias, serão lançados novos materiais. “Convidamos as crianças a conhecer um pouco da história da capital maranhense por meio de várias ilustrações e textos. Esperamos que os pais, as escolas e os professores possam compartilhar este documento para que a criança que está em casa possa conhecer, de forma lúdica, os temas que vamos abordar”, disse.

Por ser um projeto de extensão, Saulo considera esse um dos importantes pilares da Universidade, porque promove uma maior aproximação da instituição com a sociedade. “Nesta situação de pandemia, quarentena, e novas metodologias de aprendizagem, vimos a oportunidade de estarmos nos lares brasileiros levando um pouco de informação”, completou.

documento está disponível para download, e é possível lê-lo no celular, tablet ou computador.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x