Prefeitura interdita trânsito para obras na Avenida Silva Maia a partir das 13h de sábado (16)

A Avenida Silva Maia, no Centro, terá o trânsito interditado a partir das 13h de sábado (16) para construção de faixas de pedestre elevadas. A obra é executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceia com a Prefeitura de São Luís completando o projeto de requalificação urbana das praças Panteon e Deodoro. No local, agentes de trânsito vão orientar os motoristas.

“O objetivo desta intervenção é completar as melhorias físicas na área do Complexo Deodoro e promover mobilidade na Avenida Silva Maia, especialmente do passeio onde é feito o embarque e desembarque do transporte urbano”, explica o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros. 

Serão construídas duas faixas de pedestres elevadas com acessibilidade na Avenida Silva Maia, que vai do passeio – onde há o embarque e desembarque do transporte urbano – até a Praça Deodoro. As faixas terão o mesmo nível do piso da praça para facilitar o tráfego de passageiros e serão implantadas nas duas extremidades do logradouro, sendo uma no início e outra no final – no trecho da Rua Rio Branco com Rua do Sol. Dessa forma, o trânsito que circula pela Silva Maia, descendo à Rua Rio Branco com acesso à Praça Maria Aragão, será todo desviado.

Para facilitar embarque e desembarque de passageiros, os ônibus que antes circulavam pela Rua Rio Branco terão o trajeto a partir da antiga parada do Ginásio Costa Rodrigues, fazendo contorno pela Avenida Gomes de Castro (antiga Embratel) com destino à Avenida Alexandre Moura (Parque Bom Menino). Do Parque do Bom Menino, os coletivos seguem para a Avenida Kennedy e no cruzamento com o Távola Center dobra à direita até o Tribunal Regional do Trabalho, onde contorna para o Anel Viário. A partir daí, segue em direção à Camboa, Praça Maria Aragão e Terminal de Integração da Praia Grande. Quem faz o embarque e desembarque na Rua Rio Branco e Avenida Silva Maia, provisoriamente utilizará a Deodoro.

“É mais uma ação parceira da Prefeitura e do Iphan com a finalidade de melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres que usam o serviço público de transporte na Avenida Silva Maia. E mostra a preocupação do poder público com a segurança dos pedestres no sistema viário da área”, enfatiza o superintendente do Iphan, Maurício Itapary. 

CARROS

Para veículos particulares, a interdição compreende a esquina da Rio Branco com a Rua do Sol. Permanece o tráfego de carros pequenos na Rua Rio Branco. Quem vem pela Rua dos Afogados terá acesso à via; quem vem pela Jansen Miller, o acesso será pela Praça Gonçalves Dias; e na Rua das Hortas, chegam à Rio Branco pelas vias transversais.

ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO NO PRÉ-CARNAVAL

Por conta das prévias carnavalescas, a Prefeitura também vai fazer alterações aos sábados (dias 16 e 23), das 14h às 20h nas rotas dos veículos que descem para a Praça Maria Aragão utilizando a Rua Rio Branco. Já nos domingos o entorno da Praça Benedito Leite, onde ocorre a Feirinha São Luís, será interditado em caráter permanente durante a realização do evento.

Com a alteração, aos sábados, os veículos que, após passarem pela Deodoro e desciam a Rua Rio Branco serão direcionados à Avenida Gomes de Castro e deverão fazer o retorno na Embratel em direção ao Parque do Bom Menino, pela Avenida Alexandre de Moura. Para chegar ao Terminal da Praia Grande, na Avenida Beira-Mar, os condutores deverão seguir pela Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em direção ao Ceprama e à rotatória da Fonte do Bispo.

Os condutores que desejarem seguir em direção ao São Francisco devem pegar a Avenida Beira-Mar, pelo Viva Cidadão até o retorno semaforizado de onde serão direcionados pelos agentes para a Ponte São Francisco, considerando que a área da RFFSA estará interditada. Já o acesso à Ponte Bandeira Tribuzzi poderá ser realizado pelo Anel Viário. 

Para interditar a área da Beira-Mar, equipes da SMTT bloqueiam locais como a saída da Avenida Quarto Centenário, a descida da Ponte Bandeira Tribuzzi que dá acesso à avenida Beira-Mar e à Rua Barão de Itapary, e a Avenida Beira-Mar na saída da Camboa.

Na Rua Rio Branco, a interdição acontece no cruzamento da via com a Rua Coelho Neto (nas proximidades da clínica Cegine). Também são interditadas a Rua Jansen Muller, a Travessa Jaú e a saída da Praça do Pescador, vias que dão acesso direto à Avenida Beira-Mar. Na saída da Ponte São Francisco, o trânsito é desviado para a Avenida Beira-Mar no sentido Terminal da Praia Grande.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x