Prefeitura de São Luis troca conjuntos semafóricos e avança com reestruturação e melhoria do trânsito na capital

GRANDE ILHA – A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está realizando a troca de conjuntos semafóricos em várias vias de São Luís durante este mês, quando também ocorre a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre ações de segurança no trânsito. A troca de equipamentos é parte do programa de reestruturação e melhoria da qualidade do trânsito da capital implementado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que prima pela segurança de condutores e pedestres, bem como contribui para a organização e fluidez do tráfego na cidade. 

A mudança dos conjuntos semafóricos consiste na renovação dos equipamentos antigos por novos, principalmente os do modelo denominado braços projetados. Na mudança, serão trocadas base, coluna, fiação, lâmpadas e anteparos, tanto dos modelos de braços projetados como dos modelos repetidores veiculares e de pedestres.

“Em vários pontos da cidade onde existem braços projetados antigos serão feitas trocas total por equipamentos e estruturas novas. Inicialmente, a troca ocorrerá na extensão da Avenida São Marçal, no João Paulo, e se estenderá por várias avenidas, vias e cruzamentos de maior movimento de trânsito da cidade”, destacou o titular da SMTT, Canindé Barros.

Depois da Avenida São Marçal, as trocas de semáforos antigos por semáforos novos serão realizadas nas avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Africanos, Castelo Branco e outros cruzamentos de grandes fluxos dentro de vias de alguns bairros.

Todos os equipamentos semafóricos são compostos de tecnologia formada de controladores inteligentes (as luzes do semáforo acendem e apagam conforme o fluxo de veículos, podendo assim diminuir o congestionamento das vias) e onda verde (sinalização semafórica sincronizada que torna o tráfego mais ágil nas vias).

SINALIZAÇÃO

Além da revitalização dos conjuntos semafóricos, a Prefeitura tem levado a ruas e avenidas da capital maranhense serviços de implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical. O trabalho é parte do programa de reestruturação e melhoria da qualidade do trânsito da capital, implementado na gestão do prefeito Edivaldo. Com a ação já foram revitalizadas mais de 200 faixas de pedestres, além de outras sinalizações na capital.

Além da sinalização horizontal composta por faixas de travessia de pedestres, faixas de bordo e de divisórias de fluxo de tráfego, o programa de restauração da sinalização de trânsito contempla ainda placas de disciplinamento, indicativas e de regulamentação de trânsito. Nas faixas de pedestre, é aplicado material do tipo termoplástico, que adere com o asfalto quente e seco, proporcionando mais durabilidade à sinalização.

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x