Prefeitura de Caxias abre a 10ª UBS com horário estendido e atendimento aos fins de semana pelo Programa Saúde na Hora

CAXIAS – A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Primária, abriu, no último sábado (29) a 10ª Unidade Básica de Saúde com horário estendido das 18h às 22h e com funcionamento nos finais de semana (sábado e domingo), das 8h às 14h, a UBS do Bairro Mutirão.

“Das 13 unidades de saúde nós conseguimos entregar 10 Unidades Básicas de Saúde. Então, a comunidade está recebendo mais esse serviço e a facilidade de acesso aos finais de semana”, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Profissionais de saúde estão sempre de prontidão para atender os pacientes

Na manhã desse domingo (30), os atendimentos ocorreram normalmente. Seu Edivaldo Vieira foi um dos assistidos. Ele destaca a importância do funcionamento em horário ampliado.

“A gente sair daqui pra UPA é muito longe, e sendo aqui próximo é muito melhor. Eu já fui atendido a noite alí na Cohab. Agora vai ser melhor mil vezes, com certeza melhorou muito”, afirma Edivaldo Vieira, morador do Bairro Mutirão.

A enfermeira Roberlene Gomes integra a equipe da UBS Mutirão

As UBS’s com horário estendido fazem parte do Programa Saúde na Hora do governo federal. A Prefeitura, após a adesão está garantindo atendimento com todos os serviços oferecidos durante o dia. Já estão em funcionamento as UBS’s dos Bairros: Cohab, Residencial Vila Paraíso, Volta Redonda, Campo de Belém, Cangalheiro, Vila Arias, Salobro, Antenor Viana, Castelo Branco e Mutirão.

“Vai ampliar o atendimento, porque muitas famílias não podem vir durante a semana. Agora tem a disponibilidade de atendimento aos finais de semana, sábado e domingo, das 08h00 às 14h00 e o atendimento noturno”, frisa Roberlene Gomes, enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde do Mutirão aos finais de semana.

“O Programa contempla a extensão da Atenção Primária da estratégia de saúde que é feita durante o dia. Todos os serviços devem acontecer em todas as unidades com horário ampliado: Curativos, vacinas, administração de medicamentos, pequenas urgências e consultas de rotina, a exemplo do pré-natal e da puericultura”, destaca Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

 A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, destaca mais uma possibilidade de atendimento pelo SUS

“É mais uma possibilidade de atendimento pelo SUS. Estamos oferecendo os mesmos serviços durante o dia, como consultas e exames. Se quiser retornar comigo no final de semana para mostrar os exames, estamos aqui para avaliar. Caso sejam necessário o encaminhamento para o especialista, eu também vou estar fazendo, renovamos receitas para facilitar a vida deles”, frisa Nédina Mesquita, médica da UBS Mutirão.

A coordenadora lembra ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde e a Atenção Primária, estão estudando os territórios para saber quais outras UBS’s podem também absorver os atendimentos aos finais de semana.

“Nós estamos estudando os territórios para saber qual unidade abrir aos finais de semana. Hoje temos duas nos finais de semana, Mutirão e Antenor Viana”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Fonte: Blog Pantheon

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x