Piscina paralisada do Núcleo de Esportes recebe reformas estruturais e é revitalizada

GRANDE ILHA – A piscina do Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (foto à esquerda, de arquivo), que teve suas atividades paralisadas há mais de um ano, recebeu uma reforma promovida pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e pela Superintendência de Infraestrutura, para possibilitar a reabertura de atividades assim que a comunidade acadêmica retornar às dependências da UFMA. Além de atender aos estudantes de cursos de graduação, a piscina também estará à disposição para atividades de projetos de extensão à população ludovicense.

De acordo com o professor Flávio Pires, diretor de Esporte e Lazer da UFMA, a piscina ficou interditada por praticamente todo o ano de 2019. O motivo da interrupção das atividades deveu-se pela cobertura do espaço, que estava cedendo, apresentando risco de desabamento. Dois professores de natação sugeriram que fosse retirado o teto da piscina, para evitar riscos e favorecer as atividades ao ar livre.

A obra na piscina foi iniciada em janeiro deste ano. Além da retirada da cobertura, foi reativada a bomba de água, que estava paralisada há seis anos, além de ser implantado um sistema que otimiza a manutenção, a limpeza e a filtragem. O processo de reforma teve duas etapas: a primeira, com a remoção da cobertura da área, iniciada em janeiro e finalizada no fim de fevereiro; e a segunda, com o tratamento da piscina, que consistiu na limpeza e otimização do sistema hidráulico.

Segundo o professor Flávio, desde que os alunos estiveram impossibilitados de utilizar a piscina do Núcleo de Esportes, tiveram que realizar as atividades de natação em academias parceiras. A prática será retomada na piscina da Cidade Universitária com a finalização da obra e a retomada das aulas presenciais no período pós-pandemia.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x