Pesquisa Datafolha mostra ampla rejeição popular aos atos golpistas

SÃO PAULO – A maioria da população brasileira se mostrou contrária aos movimentos golpistas que estão nas ruas, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (21). Entre os principais resultados estão:

  • 75% são contrários aos atos antidemocráticos contra os resultados das eleições;
  • 56% consideram que os golpistas que pedem intervenção militar devem ser punidos;

A pesquisa Datafolha foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. O estudo ouviu 2.026 pessoas entre segunda-feira (19) e terça-feira (20) e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Os entrevistados ao serem questionados sobre “os protestos em frente de quartéis e de bloqueio de rodovias por intervenção militar contra o resultado da eleição” se mostraram:

  • 75% contra;
  • 21% a favor;
  • 3% indiferente;
  • 1% não sabe.

Punição

Os entrevistados ao serem questionados sobre se “as pessoas que estão pedindo um golpe militar nos protestos devem ser punidas”, 56% entendem que os golpistas devem sofrer alguma punição.

Por outro lado, 40% entendem que descumprir a Constituição, como fazem os golpistas, não é motivo para alguma sanção.

Eleitores

No recorte que considerou os eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições, 50% se posicionam contra os atos. Entre os eleitores do ex-capitão, 29% são a favor de punição para quem está nas ruas e 67% contra.

Já entre os eleitores de Lula 96% são contrários aos atos, com 81% que indicam que deve haver punição aos golpistas.

Outros recortes

Por região, o Nordeste é o que tem menor percentual de favoráveis aos protestos golpistas, apenas 14% apoiam contra 83% que são que repudiam os acampamentos ilegais.

Do Centro-Oeste e Norte vem o maior apoio: 29% a favor e 65% contrários.

Considerando renda, entre os pesquisados que recebem até dois salários-mínimos (R$ 2.424) 81% são contra o golpismo que está nas ruas, o que mostra que a grande parcela popular rechaça o bolsonarismo. Na faixa até 10 salários-mínimos (R$12.120), somente 51% reprovam os atos golpistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x