Onde vai chover na virada do ano? Confira a previsão do tempo no Brasil

SÃO LUIS – A virada do ano será marcada por risco de tempestades em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Além disso, a chuva vai marcar presença na festa de Réveillon na maioria dos estados, sendo que o Sul do país é a região que deve ter o clima mais aberto no período.

Entre a noite desta quinta-feira até a noite de 1º de janeiro, uma massa de ar úmida e instável deve provocar muita chuva no norte, centro e leste de Goiás, Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais, onde a quantidade total pode superar os 200 milímetros, segundo o Inmet, órgão do Ministério da Agricultura.

Abaixo, veja o detalhamento da previsão, conforme a Climatempo:

Região Sul

“A região Sul é que a terá as melhores condições de tempo para aproveitar a noite do dia 31 e as primeiras horas do dia 1º. Não há previsão de chuva e o céu fica aberto em Porto Alegre e na badalada ilha de Florianópolis. Em Curitiba podem ocorrer pancadas rápidas e o tempo fica fechado”, afirma o serviço de meteorologia.

Região Sudeste

Ainda de acordo com a Climatempo, no Sudeste há possibilidade de chuva em toda a região. Entretanto, algumas áreas despertam mais preocupação por causa do total previsto.

Belo Horizonte é a capital brasileira com maior risco de tempestades severas ao longo dos dias 31 e 1º, inclusive, na hora da virada. Há condição de temporais, altos acumulados e transtornos na capital mineira devido ao elevado volume de água”, afirma a Climatempo.

Os especialistas apontam que no Rio de Janeiro, há possibilidade de chuva durante a queima de fogos. “Podem ocorrer pancadas a qualquer momento da sexta-feira, 31 e do sábado, dia 1º, com condições favoráveis para formação de pontos de alagamentos e alguns transtornos na capital fluminense”, afirma a previsão.

“Em São Paulo e Vitória chove ao longo do dia, mas a chuva diminui pela noite. Porém, na hora da virada, há chance de chuva nas duas capitais, e o céu fica nublado na capital paulista.”

Região Centro-Oeste

Segundo a Climatempo, a “presença de um corredor de umidade deixa Goiânia Brasília em alerta para chuva forte e temporais no momento da entrada de 2022. Em Cuiabá chove ao longo do dia, mas a chance de chuva durante a noite é baixa. Em Campo Grande não chove na noite de 31 e primeiras horas do dia 1º”.

Região Nordeste

A previsão do tempo aponta que, na Bahia, as precipitações perdem força em todo o litoral do estado e a virada do ano deve ser de tempo aberto em Salvador e em todos os municípios costeiros.

“Também não há risco de chuva nas capitais AracajuMaceióRecifeJoão Pessoa e Natal. Em Fortaleza pode chover fraco na hora da virada. Por outro lado, o risco de chuva é alto em São Luís e Teresina“, diz a Climatempo.

Região Norte

Ainda segundo a Climatempo, a chuva não dará trégua na Região Norte, mas nas capitais Rio BrancoBoa Vista e Porto Velho a chance para pancadas é baixa. “Já em ManausBelémMacapá e Palmas o risco para chuva é alto durante a virada do ano”, analisam os meteorologistas.

BNC Brasil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x