O cantor MC Guimê e o lutador de MMA Antônio Cara de Sapato são acusados de importunação sexual contra a participante mexicana Dania Mendez

RIO DE JANEIRO – O cantor MC Guimê e o lutador de MMA Antônio ‘Cara de Sapato’ foram eliminados da 23ª edição do Big Brother Brasil (BBB23) nesta quinta-feira (16) após acusações de assédio contra Dania Mendez, participante do reality mexicano ‘La Casa De Los Famosos’, que está temporariamente no reality brasileiro. O anúncio pelo apresentador Tadeu Schmidt durante a transmissão ao vivo na TV aberta.

Na ocasião, o programa exibiu a cena em que MC Guimê passa a mão nas costas e no bumbum da mexicana, que repele o gesto. Depois, as imagens mostram uma sequência onde o lutador Antônio Cara de Sapato, após dar um selinho na participante tenta beijá-la novamente, desta vez quando ela estava deitada na cama. Sapato tenta imobilizar Dania ao prender seus braços e se projeta sobre o corpo dela. Dania diz “chega, não” e pergunta se ele está bêbado. Nesse momento, as participantes Marvvila e Domitila também estavam no quarto.

Domitila alerta o lutador após a produção do programa colocar um aviso no monitor do quarto. “Antônio, atenção”, diz Domitila a Sapato sobre o alerta, geralmente disparado quando um participante comete ou está prestes a cometer uma infração.

As cenas incomodaram Domitila e Marvvila, que, após a saída de Sapato do local, conversaram com Dania. As duas encorajaram a mexicana a se pronunciar caso se sentisse desconfortável com a postura de alguém na casa, e garantiram que a produção do reality leva a sério acusações de assédio dentro do Big Brother Brasil. A participante mexicana disse à produção do BBB que não se sentiu incomodada pela situação. “Eu não esperava, foi muito rápido… Foi normal”, afirmou ela sobre o beijo.

Apesar disso, Tadeu Schmidt afirmou que Guimê e Sapato “passaram do ponto” e contrariaram as regras do programa e por isso estavam eliminados.

O apresentador comunicou a decisão aos participantes. “Mas, a partir de tudo que vimos e ouvimos, nós não gostamos do que vimos ontem, Sapato e Guimê passaram do ponto. É preciso tomar cuidado com os limites, aqui e fora daqui. Assim, por contrariar as regras do programa, Guimê e Sapato estão eliminados do BBB”, informou Schmidt. Confira o momento em que o apresentador faz o anúncio.

Inquérito policial

Após a repercussão do caso, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar o cantor Guilherme Aparecido Dantas Pinho, o MC Guimê, e o lutador Antônio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior, conhecido como Cara de Sapato, pelo crime de importunação sexual.

“A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá instaurou inquérito para apurar o crime de importunação sexual. Diligências estão em andamento para apurar a conduta dos envolvidos”, diz a nota enviada ao Globo.

De acordo com a delegada Viviane da Costa Ferreira Pinto, titular da Deam de Jacarepaguá, as imagens do programa estão sendo analisadas.

Não é não!

Em entrevista ao UOL News nesta sexta-feira (17), o ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu a revisão do modelo de programas como o BBB, que estimula casos de importunação sexual. Dino considerou acertada a decisão da emissora em expulsar os participantes.

“Havia uma banalização destes atos que eram vistos como normais, e não são. Elogio, nesse aspecto, a direção do programa. É preciso rever o próprio modelo desses programas, que acabam estimulando esse tipo de postura até para, quem sabe, ampliar audiências. No caso das autoridades, é aplicar a lei”, disse o ministro.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se pronunciou através das redes sociais. Ela também considera “correta a decisão de eliminar os dois participantes que assediariam a convidada mexicana do BBB 23. Mas exibir o papo no confessionário foi um erro – expor a vítima nunca é um caminho. Mesmo assim, as eliminações de Cara de Sapato e MC Guimê foram mais do que acertadas. Que sirva de ensinamento: NÃO É NÃO!”

Leci Brandão, deputada estadual do PCdoB em São Paulo, usou o Twitter para ressaltar a posição do reality. “Excelente decisão da produção do BBB Brasil em retirar os participantes que passaram dos limites e cometeram, sim, o crime de importunação sexual.”

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), lembrou da regra do “Não é não!”: “A regra é clara, não se pode tolerar assédio e o #Bbb23 deu o recado eliminando dois participantes!”

Repercussão do caso

Em publicações nas redes sociais, políticos e personalidades não gostaram da forma como o reality acabou deixando Dania Mendez, a participante mexicana que foi importunada pelos brothers, com sentimento de culpa.

“Olha o estado que está a vítima! Não informar o que aconteceu e o real motivo das expulsões é jogar uma bomba na mão da vítima e deixar explodir”, escreveu Felipe Neto.

“A forma como a vítima da situação ficou, mostra que fazer isso ao vivo, sem maiores explicações aos participantes, não foi a forma mais acertada”, criticou Fernanda Paes Leme.

“A vítima sempre acaba se sentindo a culpada! É muito triste isso.”, escreveu Gil do Vigor

Durante o anúncio da expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato, Tadeu Schmidt frisou que Dania não tinha culpa. “O que aconteceu hoje não tem nada a ver com o que você falou. Nada. É uma decisão nossa. Puramente nossa, do programa, e não foi tomada por nada do que você disse. Essa responsabilidade e culpa não são suas. A gente não quer ver você chorando”, disse no programa ao vivo.

Domitila e Bruna Griphao, que também sofreu assédio por parte de Guimê durante a festa do líder, tentaram tranquilizar a mexicana, durante o intervalo, logo após a saída dos jogadores. “Não é sua culpa, se tem uma pessoa que não é culpada aqui, é você”, reforçou a atriz.

__
com informações de agências

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x