Nove municípios da Regional de Saúde de São João dos Patos aderem ao PlanificaSUS

GRANDE ILHA – Nove municípios da Unidade Regional de Saúde de São João dos Patos aderiram ao projeto “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS)”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP). A assinatura do termo de compromisso aconteceu na sexta-feira (17), após apresentação do projeto aos secretários municipais de saúde.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ideia é que, ao final do ciclo, se consiga planificar todas as regiões de saúde do estado. “Os resultados são evidentes onde a gente consegue arrumar a atenção primária, que é quem consegue resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Se temos uma atenção primária forte, a atenção hospitalar não fica sobrecarregada”, destacou.

Participaram da reunião de apresentação e assinatura do termo os municípios de Sucupira do Norte, Paraibano, Colinas, Buriti Bravo, Jatobá, Nova Iorque, São João dos Patos, Pastos Bons e São Domingos do Azeitão. Ainda devem aderir: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Lagoa do Mato, Mirador, Passagem Franca e Sucupira do Riachão.

“É uma alegria imensa para a região. Com certeza, é um salto grande para a saúde implantar o PlanificaSUS na região. Será de grande valia, porque vai fortalecer a região, promovendo uma saúde pública de mais qualidade”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde de São João dos Patos, Sanny Mara Evangelista.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma estratégia de planejamento e reorganização dos processos de trabalho concebida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e adotada pelo Governo do Estado.

No Maranhão, teve início nas regiões de saúde de Balsas, Timon e Caxias. Dessa vez, o projeto será realizado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

BNC Municípios

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.