Museu Histórico de Alcântara realizará noite de música, poesia, teatro e história no próximo sábado (24)

GRANDE ILHA – Uma noite no museu com música, poesia, teatro e história será oferecida no próximo sábado (24), em horário especial, das 18h às 23h30, aos visitantes do Museu Histórico de Alcântara (MHA), equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A programação faz parte do projeto “Conhecendo museus em Uma noite sobre Alcântara”, que levará atrações diversificadas em um tour cultural e gastronômico pelo Museu Histórico e pela Casa do Divino.

“Nesse dia os visitantes se sentirão na bucólica Alcântara do século XIX, com personagens caracterizados caminhando pelas ruas entre casarões coloniais, contando a história da cidade e das manifestações culturais e religiosas, como a Festa do Divino de Alcântara”, anunciou o diretor do MHA, Waldecy Onilton.

A noite do sábado na cidade histórica de Alcântara começará no próprio Museu Histórico, quando os visitantes serão recepcionados pela música do Projeto Flauta Doce, apresentado pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Na sequência, a programação terá recital de poesia com a participação de voluntários da comunidade.

Casa do Divino em Alcântara (Foto: Divulgação)

O Museu abrirá as portas para visitação guiada pelos mediadores e personagens vestindo trajes de época que contarão a história do acervo e da cidade. Saindo do MHA, os visitantes seguem em cortejo para a Casa do Divino, onde conhecerão a história e a tradição de fé e devoção da Festa do Divino de Alcântara, seguindo, por fim, para a degustação de doces de espécie e chocolate do Divino, comidas típicas do festejo.

MHA e Casa do Divino

O Museu Histórico de Alcântara (MHA) funciona em um casarão colonial com fachada de azulejos do século XIX. Retrata uma época de opulência do apogeu econômico, social e político da cidade. Em seu acervo encontram-se louças, mobiliário e decorações originais dos antigos moradores da casa, além de arte sacra cedida pela Igreja do Carmo e outras igrejas da região. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados e domingos das 9h às 13h, na Praça Gomes de Castro, nº 31, Centro.

A Casa do Divino abriga a casa do Império da Festa do Divino Espírito Santo e o Museu do Divino. Fora do período festivo, a Casa expõe acervo com elementos de registros das festas. O espaço oferece visita mediada com informações da história do casarão e da Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Maranhão que, anualmente, recebe turistas. O espaço fica na Rua Grande, nº 88, Centro de Alcântara.

BNC Cultura

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x