Mulheres recebem atenção e mimo especial no Materno Infantil

GRANDE ILHA – Um dia para celebrar e valorizar às mulheres. Foi com esse propósito que o Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Rede Ebserh, por meio da Unidade de Saúde da Mulher, da Unidade Materno Infantil e da Unidade de Humanização recebeu na manhã desta sexta-feira, 8, gestantes, puérperas e colaboradoras.  A homenagem foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente dia 8 de março.

A celebração é o reflexo do reconhecimento que a instituição possui pelo trabalho dedicado dia após dia por cada uma dessas colaboradoras, que contribuem para o crescimento e fortalecimento dos serviços prestados pelo HU-UFMA. Significa, também, a valorização das usuárias dos serviços que, independente do momento que estão passando – gestação, pós-parto ou apenas acompanhando algum paciente – merecem toda a atenção e cuidado especial.  

Durante a ação, foram realizadas atividades como leitura de poema com musicalização, dinâmicas, distribuição de flores, maquiagem, cortes e escovas de cabelo, pintura de barrigas das gestantes, escalda pés, ensaio fotográfico, distribuição de brindes, entre outros.  As profissionais envolvidas na ação percorreram os corredores da Unidade Materno Infantil, passando pelo ambulatório de Ginecologia, pelo Centro de Parto e pelos leitos de internação obstétrica.

A auxiliar administrativa, Karina Sousa, 21, está internada com a filha Aurora, que nasceu prematura no dia 5 de março e por isso precisou ficar internada por mais alguns dias. Hoje, aproveitou para entrar na fila do corte de cabelo, durante a atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “É um momento maravilhoso, ficamos tão paradas nos leitos, seguindo uma rotina hospitalar, que ações como essas nos alegram e nos motivam. Estou internada há 15 dias, devido a uma complicação, e essa é com certeza uma forma de nos sentirmos mais valorizadas”.

Quem compartilha da mesma opinião é a atendente Vanessa Karine, 26, internada há 29 dias devido a um rompimento de bolsa. Está com 32 semanas de gestação à espera da pequena Laura e também foi participar da pintura da barriga e tratamento de beleza. ““É dia muito especial, só tenho a agradecer a Deus e a todos os profissionais que nos tratam com tanto carinho e atenção, principalmente na manhã de hoje. É um momento ímpar. ”

O chefe da Unidade de Humanização, José Neres, destacou a importância de promover uma ação diferenciada. “O nosso objetivo foi valorizar a mulher nessa data tão importante, que é um marco na história da humanidade, por meio de um dia especial, repleto de atividades voltadas especialmente para elas. É uma forma de mostrar a importância que a mulher tem para a instituição e para a sociedade. ”

Esse momento acolhedor teve a participação de muitas mãos, entre elas, as enfermeiras obstetras que estiveram à frente da organização, Priscilla Dominici, Rosemary Alencar, Valdiclea Veras, Nilza Pinheiro e Emanuelle Lacerda. “Estou extremamente satisfeita com essa ação, pois percebemos o quão especial está sendo pela resposta que captamos do olhar de cada mulher, seja paciente, acompanhante ou profissionais. O que nos propomos a fazer é mostrar o quanto essa mulher é especial. O quanto ela merece ser valorizada, estimulando a beleza e a autoestima”, pontua Emanuelle.

A psicóloga Renata Pinheiro destacou os impactos que atividades como essa representam nas pacientes. “Influencia diretamente na melhora da relação com a hospitalização, diminui a ansiedade, estimula e promove a auto-estima, proporcionando, principalmente para as que estão em um longo tempo de internação, uma ajuda na saúde mental. ”

A ação contou também com a parceria de uma consultora Mary Kay, de uma equipe da D’Lis Beauty e da fotógrafa do Estúdio Marjore Máximo.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x