HU-UFMA realiza ações de prevenção no Dia Mundial do Rim

“Saúde dos rins para todos” é o tema deste ano e tem o objetivo de informar sobre a prevenção das doenças renais crônicas

GRANDE ILHA – Profissionais e residentes da Unidade de Nefrologia e do Centro de Prevenção de Doenças Renais do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), em parceria com os acadêmicos das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (LARe) da UFMA, realizarão ações com o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado com os rins.

A campanha é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e traz este ano o tema “Saúde dos rins para todos”. Objetiva informar sobre a prevenção que todos devem ter com esses órgãos essenciais para o corpo humano. No HU-UFMA a ação acontecerá em dois dias e locais diferentes.

Na quinta, 14, das 8h às 16h, acontecerá na Unidade de Marcação de Consultas da Unidade Presidente Dutra e na sábado, 15, das 8h às 16h, na comunidade quilombola Itamatatuiua (localizada no município de Alcântara/MA). Serão disponibilizadas diversas atividades, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar para diabéticos, antropometria (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal), avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e demais orientações sobre nutrição, exercícios físicos e medicamentos. Além da aplicação de questionário para rastreio de doença renal.

Segundo dados da International Society of Nephrology (ISN), a Doença Renal Crônica (DRC) atualmente é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Estima-se que atinge aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª principal causa de morte em mulheres, com cerca de 600 mil mortes por ano. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, fator que torna a conscientização e o fornecimento de informações para a sociedade a maior arma de combate contra esse problema. A Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida.

Dicas de ouro

Tenha hábitos alimentares saudáveis

Não fume

Controle seu peso

Controle a pressão arterial

Beba água

Não tome medicamentos sem orientação médica

Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle glicemia (açúcar no sangue) regularmente

Pratique atividade física regularmente

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x