HU-UFMA forma novos especialistas de diversas áreas

GRANDE ILHA – A manhã desta terça-feira, 26, foi marcada pelo encerramento de mais um ciclo na vida profissional de 151 residentes do Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Rede Ebserh. O hospital reconhece a residência como eixo que sustenta o desenvolvimento da qualidade assistencial e, portanto, entrega à sociedade, profissionais de saúde especializados divididos nas residências médica, multiprofissional em saúde e cirurgia e traumatologia buco-maxilo- facial.

Entre os concludentes, o sentimento era de dever cumprido e felicidade pela finalização de mais uma etapa. O residente de buco-maxilo-facial, Roque Soares Martins Neto, que deixou a família no Ceará para investir em sua formação profissional, destacou sua profunda gratidão a todos os envolvidos nessa trajetória. “Há três anos dei os primeiros passos nessa caminhada da residência, marcada por desafios, compreensão e conhecimento no qual pude evoluir tanto como profissional como pessoa. Hoje, estou muito feliz em poder concluir um ciclo, mas também carrego a tristeza em saber que a minha rotina não será mais neste hospital, no qual criei fortes laços. Obrigado a todos os professores, que foram incansáveis”.

O HU-UFMA se configura como o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino, pesquisa e extensão.

Rosana Maria Paixão Castello Branco, única a se especializar em Medicina da Família, revelou o seu interesse por essa área tão importante. “Não foi fácil, é uma das especialidades de um valor imenso para a sociedade, pois estudamos o paciente com todo o seu contexto, todas as suas peculiaridades e é onde você fica muito só, com todos os eixos da atenção para dar conta. A residência em si não é fácil, é uma carga horária exaustiva, mas eu tenho certeza que hoje saímos daqui concluindo que não existe outro meio de qualificação médica melhor do que a residência”.

Júlia Marinho Rodrigues, da residência multiprofissional em saúde, também relatou a sua experiência. “Deixamos aqui também muitas contribuições, porque ao mesmo tempo que aprendemos também deixamos nossa marca. Nosso muito obrigada! ”

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, frisou a qualidade da formação e a importância dessa etapa para cada um. “Nós agregamos como hospital universitário produto e técnica a todos os residentes e em contrapartida eles deixam também muito conhecimento em nossa casa. Educar nunca vai ser uma fórmula pronta. Se o HU-UFMA é o que é e tem o respeito da sociedade é porque cumprimos o nosso papel de oferecer uma assistência cada vez melhor por meio de cada profissional qualificado e consciente de sua responsabilidade que é formado aqui”.

Na cerimônia estavam presentes também a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa; a coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU-UFMA, Maria do Socorro Alves Carvalho da Silva; o coordenador da Residência Médica do HU-UFMA, José Pereira Guará, o representante do coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HU-UFMA, Luís Raimundo Serra Rabelo, além dos demais coordenadores, preceptores e profissionais.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x