Governo do Maranhão entrega escola reformada a comunidade de Caxirimbu, em Caxias

CAXIAS – “A palavra que cabe em um momento desse é ‘gratidão’. É uma generosidade de um tamanho sem igual do nosso governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão que nos atendeu de imediato. Uma oportunidade que nós nunca tínhamos tido antes de chegar tão próximos do Governo como nós chegamos. Então, nosso sentimento de gratidão nesse momento transborda de emoção”, disse emocionada a gestora geral do CE Profa. Maria do Carmo Bezerra Paiva, Josélia Maria Ferreira.

A entrega da reforma do Centro de Ensino, que fica localizado no povoado Caxirimbu, em Caxias, aconteceu, na manhã desta segunda-feira (19), e abre a agenda de inaugurações do Governo do Maranhão nesta semana em que ainda serão entregues mais cinco escolas e um Farol do Saber.

“Já são 11 escolas dignas inauguradas pelo Governo do Estado em Caxias e mais um Farol do Saber, e vem muito mais por aí. Em breve o Governo Flávio Dino retorna a Caxias para mais investimentos na educação do município”, afirmou Felipe Camarão.

“Mais uma semana frutífera do Programa Escola Digna, seis escolas e mais um Farol do Saber. Iniciamos em Caxias, no povoado Caxirimbu, serão quase 20 neste mês inauguradas pelo Governo Flávio Dino fazendo aquilo que ele sempre fala, ‘garantindo oportunidades’. A educação é um vetor de desenvolvimento e estamos aqui para garantir oportunidades para todos”, reafirmou o secretário.

A unidade escolar, fundada em 2009, nunca havia passado por reformas e, ainda de acordo com a gestora geral, se encontrava em estado precário de funcionamento. “Era muito triste, a escola estava deteriorada demais. Telhado, forro, quando chovia a escola ficava inundada”, conta Josélia Ferreira.

Mas agora a realidade é outra, completamente reformado o Centro de Ensino recebeu investimentos de mais de R$ 928 mil e, a partir de hoje, tem uma estrutura digna e confortável para atender aos mais de 320 estudantes matriculados, oriundos das mais de 50 comunidades vizinhas atendidas pela unidade escolar.

“Quando eu entrei aqui era algo totalmente diferente, as salas não tinham essa estrutura que elas têm agora e eu cansei de chegar em casa e falar pra minha mãe que não valia a pena ir pra uma escola com paredes riscadas e janelas quebradas. E hoje eu posso dizer que já melhorou sim o ambiente. Porque agora a gente estuda em um ambiente tranquilo, bonito e onde a gente pode aprender muito mais”, enfatiza Carla Cristina Pereira da Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

“Sou agradecida demais ao governador Flávio Dino. Ele realizou um sonho meu e de todos os meus colegas que era ver a nossa escola reformada. Eu quero dizer para aqueles que criticaram a nossa escola que, agora sim, nós temos uma escola digna e feita pelo melhor governador do mundo”, fala Carla Cristina.

Além dos serviços de melhoria de todos os espaços escolares, que incluem seis salas de aula, diretoria, secretaria, cantina, sala de professores, laboratórios de Informática e Ciências, biblioteca e banheiros adaptados, com substituição das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pinturas, revisão do telhado e climatização das salas de aula, foi construído um refeitório e revitalizada a quadra poliesportiva da escola.

“A escola agora ‘tá’ reformada e bonita, e agora nós não temos mais desculpas de não vir pra escola por causa do jeito dela. E essa estrutura nova dá um incentivo maior ‘pra’ vir para a aula. E eu vindo, vou incentivar meus amigos a vir também. E assim nós poderemos passar no Enem, fazer uma faculdade e dizer com orgulho ‘eu sou dessa escola, eu sou do povoado Caxirimbu’”, afirma a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Ana Caroline de Sousa.

CE Profa. Maria do Carmo Bezerra Paiva foi reformado pelo Programa Escola Digna (Foto: Lauro Vasconcelos)

A jovem deixa ainda um recado para os estudantes que ficarão e os que virão estudar no CE Profa. Maria do Carmo Bezerra Paiva. “Que eles não desistam, porque os que estão chegando terão a escola dos sonhos. E os que vão ficar viram a luta que foi para conseguirmos essa reforma e coloquem na cabeça que vão estudar ‘pra’ ser alguém melhor na vida. Porque eu sendo alguém melhor na vida, a minha família também terá uma vida melhor. Meus pais não tiveram essa chance, mas eu ‘tô’ tendo de mudar a minha vida e a vida deles e dar pra eles o que eles têm lutado pra me dar há muito tempo”, conscientiza Ana Caroline.

A solenidade de entrega do novo CE Profa. Maria do Carmo Bezerra Paiva contou com a presença animada de toda a comunidade escolar que, por meio de cartazes, músicas e apresentações culturais, demonstraram todo seu agradecimento ao Governo do Maranhão pela reforma da escola.

“Estou gostando muito da reforma da escola, pois é um incentivo para todos nós alunos. E dessa forma o governador Flávio Dino mostra que se importa com todos nós, deixando os alunos e a comunidade felizes”, salientou a estudante Fabiana Silva.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x