GRANDE ILHA – Em suas redes sociais, o professor Franklin Douglas criticou as ações anunciadas para o combate à nova onda de Covid em São Luís. “O secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, deveria seguir as sugestões do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Carlos Lula”, cobrou coerência do Governo do Estado o presidente do PSOL em São Luís. Nenhuma medida restritiva efetiva foi anunciada. Só paliativos, sem metas, prazos, monitoramento, responsáveis a serem cobrados, criticou Franklin.

Pesquisador e doutor na área de Políticas Públicas, Douglas lembrou que São Luís é uma cidade coirmão de Wuhan, onde o Coronavírus surgiu há um ano e o local que melhor combateu a pandemia. “Somente o Estado do Rio Grande do Sul e o município de São Luís têm convênio com a cidade chinesa. É preciso que o Prefeito Eduardo Braide acione essa parceria: podem vir respiradores, máscaras e, quem sabe, até vacinas, se bem articulada a ajuda. E, sobretudo: expertise! Eles hoje detêm as melhores experiências para retomar a economia, as aulas, no contexto da pandemia”, detalha Franklin Douglas.

O professor Franklin defendeu a retomada imediata de barreiras sanitárias, o aumento de ônibus nos horários de pico, com higienização deles a cada viagem, o Hospital de Campanha e que a Prefeitura e o Governo do Estado viabilizem a compra de vacinas, em consórcio com os demais Governadores e Prefeitos das capitais.

“Só fechar bares e comércio indistintamente adianta pouco. Sufoca a economia e não contem o vírus. É preciso intensificar a fiscalização do uso de máscaras, do distanciamento social, começando pelos bairros com maior número de casos confirmados”, propôs Franklin.

No último boletim por bairros de São Luís, Turu (892 casos), Renascença (618), Cidade Operária (591), Cohatrac (588) e Centro (567) lideram o ranking dos bairros com casos confirmados de Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.