Festas nas comunidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar marcam reinaugurações de Centros de Ensino totalmente revitalizados

A manhã dessa sexta-feira (10) foi de festa e comemoração para estudantes de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que receberam do Governo do Maranhão a reinauguração dos Centros de Ensino Salustiano Trindade e Pires Collins, respectivamente.

Essa é mais uma ação do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem intensificando as ações do Programa Escola Digna e entregando unidades escolares com estruturas adequadas para maior conforto e dignidade para todos os estudantes do Maranhão.

Para as solenidades de entrega dos novos equipamentos de educação, as duas comunidades escolares receberam o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e comitiva da Seduc.

“Por determinação do governador Flávio Dino estive, hoje, entregando mais duas belíssimas reformas contempladas pelo Programa Escola Digna. Já foram centenas de entregas e mais inaugurações ainda estão por vir. Nosso único pedido é que esses estudantes aproveitem esses novos espaços escolares, zelem por eles e estudem para alcançar suas metas de vida e realizar seus sonhos”, afirmou Felipe Camarão.

A primeira entrega aconteceu no bairro da Mata, em São José de Ribamar, e contou com a presença de toda a comunidade escolar. Para a gestora do Centro de Ensino Salustiano Trindade, Lisiane Meneses, a revitalização é sinônimo de realização de um sonho.

Além de espaços amplos o Centro de Ensino agora conta, também, com quadra de esportes. (Foto: Antônio Martins).

“Desde 2015 a gente veio lutando pela reforma da escola, pra ver nosso espaço inserido nesse grande Programa que é o Escola Digna. Tenho dito aos nossos alunos que essa será uma escola de referência dentro da região: Mata, Matinha e São Jose de Ribamar. A gente espera que esses benefícios trazidos possam ajudar o nosso Estado a elevar a nossa nota no IDEB e de todas as outras avaliações externas que nós seremos submetidos nesse ano de 2019 e por diante. Agradeço, em nome de todo corpo de professores e alunos, esse empenho do Felipe Camarão e do nosso governador, Flávio Dino, pela oportunidade de estar inserido no Escola Digna e através dele conseguir fazer dos nossos alunos, cidadãos de bem”, declarou Lisiane Meneses.

O Centro de Ensino recebeu melhorias na cobertura, revestimento, forro, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, entre outras ações, que melhoraram a infraestrutura do prédio escolar.

Após a reforma o prédio escolar conta com espaços de auditório, biblioteca, cantina, diretoria, depósito, secretaria, sala de professores, banheiros acessíveis, 6 salas de aula e quadra de esportes, beneficiando os 750 estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados no ‘Salustiano Trindade’.

A biblioteca escolar do CE Pires Collins ganhou climatização. (Foto: Antônio Martins).

“Agora sim temos uma estrutura de qualidade ‘pra’ gente estudar, eu amei a biblioteca, algo maravilhoso. Essa reforma mudou da água ‘pro’ vinho a nossa escola, agora temos uma escola com estrutura de qualidade”, reforçou Maria de Jesus Medeiros, 17 anos, estudante e presidente do Grêmio Estudantil do CE Salustiano Trindade.

“Nossa escola agora é digna, estamos com espaço adequado para estudar. Quero agradecer ao Governo do Maranhão por essa reforma”, disse Ana Klessia Batista, 15 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

Após a inauguração em São José de Ribamar, Felipe Camarão seguiu com a comitiva da Seduc para a entrega da revitalização do Centro de Ensino Pires Collins, na comunidade do Pau Deitado, em Paço do Lumiar, onde a emoção por receber uma escola digna não foi diferente. A gestora do Centro de Ensino, Anunciação Neves, conta que há muito tempo a escola não recebia uma reforma como esta e isso veio mudar, não só a cara do Centro de Ensino, mas também de toda uma comunidade, que é constituída de pessoas simples, mas que têm grandes sonhos.

“A comunidade almejava melhorias na infraestrutura de nosso ambiente, um espaço agradável como esse favorece o pleno aprendizado do nosso alunado e isso se deve ao olhar sensível do secretário, Felipe Camarão, que nos presenteou com essa reforma, e ao olhar do governador Flávio Dino sobre a educação, que é primordial para toda sociedade. Estamos com um sentimento de gratidão, porque estamos sendo beneficiados com essa reforma”, falou a gestora.

Comunidade escolar agradece ao Governo do Maranhão pela revitalização do Centro de Ensino Pires Collins. (Foto: Antônio Martins).

A unidade escolar não recebia uma reforma significativa desde 2004, mas agora os cerca de 215 estudantes do Ensino Médio e EJA poderão frequentar as aulas e realizar suas atividades escolares em ambientes climatizados e com infraestrutura adequada e de qualidade.

“Antes da reforma, a escola em termos de infraestrutura e de organização era caótica. Agora, podemos ver que houve uma diferença enorme em toda estrutura física. Esperamos que os alunos zelem por este belo espaço, aproveitando todos os ambientes e tirando bons frutos desta linda biblioteca, local importante para o aprendizado, estou muito feliz”, complementou o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Eljavan Frazão.

“Para mim é um sentimento de alegria, de realização. Nós estamos acompanhando há 18 anos, muitos momentos dessa escola e podemos ver todas as dificuldades que passamos durante esse tempo todo. Então, uma reforma dessas, um projeto desses para tornar uma escola com melhor qualidade, com uma estrutura física e até pedagógica melhor, é uma vitória realmente que nos deixa muito felizes”, finalizou o professor de Geografia, Geraldo Cipriano Castro.

BNC Educação

2 Comentários

  1. Esse Fred Campos é muito entrosado. O que ele faz numa inauguração de escola em Paço do Lumiar? Não é professor, não é líder comunitário. E ainda tira foto junto com o secretário Felipe Camarão, que deveria saber que Campos é só um entrosado querendo se viabilizar na marra como candidato a prefeito…aí tem coisa. Esse secretário deve ter outros interesses$$$$$. Seriam os contratos de construção e reforma das escolas, quase todos executados pela família do Fred Campos? Será que tá rolando uma comi$$ão?

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.