Dezessete alunos do curso de Medicina do Câmpus de São Luís recebem grau em cerimônia especial

GRANDE ILHA – Na tarde de hoje, 17 alunos do curso de Medicina do Câmpus São Luís receberam grau por meio de videoconferência presidida pela coordenadora do curso, Adriana Lima Reis Costa. A solenidade totalizou 103 alunos formados nos cursos de Medicina dos câmpus de Imperatriz, Pinheiro e São Luís da Universidade Federal do Maranhão.

A cerimônia está de acordo com a Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020, publicada no Diário Oficial da União e a Resolução nº 1980 – Consepe do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMA, que autorizam, excepcionalmente, a antecipação da colação de grau de discentes que estejam no último período dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem, no âmbito da Universidade. Além de estabelecer critérios para a cerimônia em caráter especial, durante o período estabelecido no art. 9º da Portaria nº 190/2020 – MR.

Durante o discurso da outorga de grau, a coordenadora enfatizou que a trajetória acadêmica marca muito a vida dos acadêmicos, pela rotina de estudos e atividades letivas desempenhadas. “No decorrer desses seis anos de graduação, vocês puderam observar diversas fragilidades humanas, assim como vários percalços no sistema de saúde brasileiro. Contudo vocês, agora médicos, podem respeitar as diferenças e ouvir o que o próximo tem a dizer, e isso se dá pelo processo de amadurecimento vivenciado na Universidade”, discursou.

A docente ainda destacou que os recém-graduados devem ser cautelosos e prudentes no exercício da profissão. “Não tenham medo de encarar essa etapa que inicia em suas vidas e que reafirmem o compromisso assumido no juramento do ofício. O papel de vocês é essencial em meio à fragilidade que a sociedade está passando atualmente, em meio a essa pandemia. E não se esqueçam de cultivar o respeito com todos os que os cercam, pacientes, familiares e profissionais de saúde”, finalizou.

Fonte: DCom/UFMA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x