Defesa Civil faz ações preventivas e dá dicas de segurança para período chuvoso

GRANDE ILHA – Com a chegada do período de chuvas no Maranhão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) mantém monitoramento climatológico diário nos municípios de maior ocorrência histórica de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos e enxurradas.

De acordo com o CEPDECMA, o monitoramento é realizado com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Quem também colabora com o acompanhamento são as Defesas Civis Municipais, que realizam, presencialmente, o controle de possível situação anormal, repassando de forma imediata qualquer alteração.

Ações Preventivas

Além do acompanhamento climatológico, a Defesa Civil do Maranhão realizou de forma preventiva vistorias técnicas em edificações e áreas com risco de incêndios e desabamentos. Durante as visitas, foram emitidos laudos de engenharia e repassadas orientações de segurança à população em situação de risco.

Para este período de chuvas, o georreferenciamento e o levantamento do quantitativo dos casarões do Centro Histórico de São Luís são outras ferramentas utilizadas para prevenir acidentes. Casarões e Casas de Cultura são classificados com pequeno, médio ou alto risco de desabamento e/ou incêndio.

Cuidados no período chuvoso

Defesa Civil faz trabalho preventivo (Foto: Divulgação)

As chuvas intensas podem representar um grande risco à população. O cenário urbano, com áreas cada vez mais pavimentadas, dificulta a absorção da água. A concentração de lixos e a obstrução de bueiros também contribuem para o alagamento de vias públicas, sobretudo nas regiões mais baixas.

Confira algumas dicas da Defesa Civil do Maranhão para evitar acidentes durante esse período: 
– Evite sair se uma chuva intensa começa a cair
– Nunca acesse ruas em que o nível da água já tenha alcançado altura do meio-fio, nem trafegue em vias com declives acentuados, sobretudo as que ficam próximas de rios e córregos.
– Desligue equipamentos elétricos da tomada
– Quando estiver na rua, procure abrigo imediatamente
– Não fique embaixo de árvores, estruturas metálicas ou similares

Cuidados no trânsito durante as chuvas:
– Redobre a atenção no trânsito durante chuvas intensas. Mantenha os faróis do carro acesos e diminua a velocidade.
– Se o nível da água acumulada nas ruas atingir a altura correspondente à metade da roda do veículo, cuidado! Isso é um sinal de perigo. A água pode danificar o funcionamento do motor, deixando os ocupantes ilhados.
– Caso você fique preso no interior de um veículo e cercado por água em volume crescente, peça apoio do Corpo de Bombeiros (ligue 193). Não abra as portas, você pode ser arrastado pela correnteza. Mantenha os vidros abertos antes que eles sejam danificados por uma possível pane elétrica. Solte os cintos de segurança, retire as crianças das cadeirinhas e do bebê conforto.

Prevenção antes da chuva:
– Desobstrua os ralos, valas e tubos de coletas de água
– Retire lixo e entulhos das ruas e quintal
– Providencie a poda dos galhos das árvores
– Dispense o lixo em locais adequados. Atenção especial para garrafas pet e sacolas plásticas

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x