Conheça a Revista Kwanissa, periódico de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

GRANDE ILHA – Variadas formas de estudar, encontrar informações e buscar conhecimento estão sendo mais exploradas atualmente, diante dos atuais eventos ocorridos no Brasil e no mundo. Uma dessas opções acadêmicas é ofertada pela  Universidade Federal do Maranhão, que dispõe de um Portal de Periódicos, totalmente on-line, feito para atender à comunidade acadêmica com as mais diversas produções científicas. Nele você pode encontrar revistas completas, “recheadas” de conteúdo.

O periódico destaque de hoje é a Revista Kwanissa, de Estudos Africanos e Afro-brasileiros. A revista, que é produzida semestralmente, tem uma abrangência vasta, os estudos presentes nela fazem uma imersão na arte, literatura, cultura, história, e geografia do continente africano e sobre estudos afro-brasileiros.

Na edição mais recente da revista, lançada no segundo semestre de 2019, vários artigos e temas foram trabalhados, como o teatro e as tradições africanas no teatro de bonecos, análises de poetas como Solano Trindade, racismo religioso e muitos outros. Além de ser uma revista voltada para a parte cultural e social do continente africano, nela também são trabalhados textos de outras áreas, como a matemática, filosofia e geografia, todas referentes aos estudos.

O professor da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Sávio Rodrigues, é o editor da revista e afirma que o periódico busca ser um espaço de divulgação científica da área e um acervo de conteúdo para a comunidade, e, como instrumento de pesquisa e consulta, contribui para a luta antirracista. As publicações na revista são abertas à comunidade em geral, como graduandos, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais.

O periódico tem como público-alvo estudantes, professores de todos os níveis, e também integrantes de entidades que trabalham com a temática. A equipe colaboradora do projeto é formada por quatro editores, bolsistas e profissionais que atuam diretamente na elaboração das capas e no suporte à revista. Criada entre 2017 e 2018, a primeira edição da Revista Kwanissa foi publicada em março de 2018.

Em conclusão, o professor editor Sávio contou um pouco mais sobre a revista: “O intuito era ser um instrumento, vinculado ao curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que servisse a divulgação de pesquisas vinculadas à temática, um espaço que também pudesse contribuir no enriquecimento de debates, de fontes para diversos atores e atrizes que estão a atuar nessa temática”.

Acesse aqui a Revista Kwanissa

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x