Centro Cultural Vale Maranhão promove oficina gratuita de violão sob a ótica da cultura latino-americana

GRANDE ILHA – Um mergulho na cultura latino-americana por meio da música e um convite para a criatividade. Essa é a proposta da oficina on-line de violão “Elementos latinos paracomposição, improvisação e acompanhamento”, promovida pelo Centro Cultural Vale Maranhão. As aulas gratuitas acontecerão nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, via Zoom.

Ministrada pelo professor, violonista e compositor Gabriel Paes, a oficina, mais do que ensinar notas e melodias, faz um convite criativo para que os alunos deem seu toque brasileiro à clássicos da música latina. A ideia é que cada um possa expandir sua capacidade de compor e improvisar, a partir de uma imersão pelas zambasargentinas, pelas valsas venezuelanas, salsas caribenhas e boleros mexicanos, usando seu instrumento mais representativo: o violão.
Gabriel Paes cursou violão na Escuela de Música Popular de Avellaneda – Argentina e em 2018 ingressou ao Conservatório Superior de Música Manuel de Falla, em Buenos Aires, onde cursou violão clássico com o Maestro Víctor Villadangos. Seu campo de investigação é a música folclórica e popular latino-americana, liderando bandas e projetos relacionados à divulgação, preservação, criação e experimentação da cultura popular brasileira em Buenos Aires e Brasília, onde remonta e explora tradições coletadas em suas pesquisas no nordeste, centro-oeste e sudeste brasileiros.
As inscrições podem ser feitas enviando nome, município e telefone para o e-mail contato@ccv-ma.org.br.
BNC Cultura
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x