Câmara de Paço do Lumiar inicia os trabalhos em 2020

GRANDE ILHA – Em sessão solene, realizada nesta terça – feira (4), a Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar abriu as atividades legislativas para o ano de 2020. Todos os vereadores da Casa marcaram presença.
A ocasião foi prestigiada também pela comunidade luminense e o representante da Prefeitura, procurador geral Adolfo Silva, que na oportunidade destacou a importância de os Poderes serem independentes, porém harmoniosos.

O primeiro vereador a se manifestar foi o Seu Puluca, que pediu proteção para os mandatos do legislativo e executivo, e, união para o que o trabalho em prol da população possa fluir. Ele finalizou afirmando que a cobrança ao poder público feita de forma respeitosa, é cumprir o papel de legislar.

O vereador Welligton Sousa aproveitou para reforçar a proposta de que os poderes e a população devem se unir para ajudar a cidade a se desenvolver.

“Paço do Lumiar é o município que mais cresce no Maranhão, contudo, esse crescimento deve ser democrático, pois a mesma infra-estrutura da zona urbana também deve chegar na zona rural”, frisou.

O parlamentar falou ainda sobre a aprovação do reajuste dos profissionais do magistério, pois de acordo com ele, é preciso também valorizar os profissionais para se ter uma educação de qualidade.

Para o vereador Inácio Ferreira é importante desenvolver o trabalho levando e buscando as reivindicações da população.

“A população do nosso município é carente em todos os setores, por isso é importante buscarmos as soluções de forma conjunta”, afirmou.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Ana Lúcia pediu que os poderes tenham a sensibilidade de fazer uma gestão pública com políticas públicas e não partidárias. Segundo a parlamentar, os interesses partidários só trazem malefícios para a população. Aproveitou para destacar ainda que até o momento a prefeitura não possui um plano emergencial voltado para atender os bairros que enfrentam problemas com o período chuvoso.

“Há bairros em nossa cidade que estão ficando completamente alagados, deixando moradores ilhados.,é preciso que a Prefeitura mapeie recursos junto ao Governo do Estado para aplicar em nosso município, garantindo ações preventivas para essas áreas”, ressaltou.

Durante a sessão a vereadora Carmen Aroso reforçou sobre a equiparação salarial dos professores. E que, a exemplo do ano passado, não há necessidade de esperar que os profissionais entrem em greve para garantir seus direitos.

A vereadora Drielle Silva também se manifestou e fez uma abordagem sobre as dificuldades do setor agrícola, em relação a estrutura e equipamentos, bem como, a ausência na manutenção das feiras, e garantia de transporte para a escoação da produção.

A parlamentar se pronunciou também acerca da não realização dos pagamentos dos fazedores de cultura que se apresentaram durante a quadra junina, em 2019. Disse que grupos culturais como Boi da Pindoba e Boi da Maioba, ainda não receberam seus respectivos pagamentos.

A sessão foi marcada também pelo pronunciamento do vereador Leonardo Bruno, que aproveitou para afirmar que o mais importante é o bem estar da população de Paço do Lumiar. Para ele isso deve ser trabalhado de forma coletiva e não individual. Que todos os segmentos sociais possam compreender que é coletivamente que se garante os avanços e melhorias.

O parlamentar disse ainda que o setor de saúde enfrenta várias dificuldades, com aparelho de Raio-x sem funcionar, assim como laboratórios, e o Centro de Especialidades.

“Abrir os olhos para os problemas é também uma forma de apoiar a gestão pública municipal”, garantiu.

Ao finalizar a sessão solene, o presidente da Casa, vereador Fernando Muniz, agradeceu a todos, e enfatizou que 2020 deverá ser um ano de muito trabalho e espera que provavelmente a partir do dia 17 de fevereiro, as sessões da Câmara voltem a ocorrer na sede principal, que passa por reforma e que devido as chuvas, houve atraso na entrega.

“Nossa expectativa de retornar para o prédio da instituição e passar a oferecer mais conforto e segurança, tanto para os vereadores, quanto para a população. A reforma da sede depende agora apenas da parte final que é a pintura”, finalizou.

O presidente informou ainda que pretende apresentar um relatório do antes e o depois da obra para que todos possam acompanhar de forma transparente o resultado.

Fonte: Blog do Lourival

BNC Política

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.