Audiência Pública de Controle Social e Cidadania: mais de 6 mil auditores sociais formados em 7 anos de projeto

GRANDE ILHA – A Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão reuniu, nesta quinta, 11 de abril, mais de 100 pessoas interessadas em atuar como auditores sociais em seus municípios, colaborando para que recursos sejam devidamente aplicados em prol da população.

A capacitação de número 52 ocorreu na cidade de Matões, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, onde a Rede promoveu audiência pública que teve palestras em que o assunto combate à corrupção foi tratado através de perspectivas do Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual da Fazenda.

Desde 2012 que a Rede de Controle promove audiências do tipo no estado voltadas para orientar o cidadão a fiscalizar convênios, obras, licitações, entre outros atos da administração pública. A iniciativa permite ainda a divulgação dos canais de atendimento dos 28 órgãos que compõem a entidade, além de interação com a plateia presente que participa fazendo perguntas, tirando dúvidas, sugerindo melhorias ou reclamando de serviços mal prestados em suas cidades.

A cada audiência, a Rede escolhe uma cidade para que ela sedie o evento, mas o convite é formulado a todos os municípios vizinhos. “Em 7 anos de audiência pública, já foram capacitados mais de 6 mil auditores”, comemora Alexandre Walraven, secretário de controle externo do TCU, um dos palestrantes.

Matões foi a segunda cidade visitada no ano de 2019. A primeira foi São João dos Patos, em março. Em todas, são convidados gestores, prefeitos, representantes de sindicados, instituições da sociedade civil organizada, vereadores, entre outros.

O dia de capacitação em Matões foi transmitido ao vivo pela Rádio Mais Fm de Matões (instagram @radiomaisfm96.1_oficial), contratada pelo Sindicato para que a audiência alcançasse aqueles que não estavam presentes, mas tinham anseio pela temática. Outra cobertura especial está disponível no perfil @redecontrole_ma.

Os demais palestrantes foram o juiz Marcos Aurélio Veloso de Oliveira Silva (titular da 81ª zona), a promotora Patrícia Gomes (MPMA) e os auditores Marcos Pereira da Silva Filho (CGU-MA), Francisco de Assis Oliveira Filho (SEFAZ) e Clécio Jads Pereira de Santana (TCE). A audiência contou ainda com a presença do vice-presidente do TCE, conselheiro Washington de Oliveira.

BNC Cidades

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.