GRANDE ILHA – A Universidade Federal do Maranhão, por meio da resolução nº 1.983 – Consepe, em vigor desde 15 de abril de 2020, permite a aceleração de estudos para estudantes que demonstrem extraordinário desempenho durante a sua trajetória no curso de graduação na Universidade.

O aluno pode solicitar aceleração de estudos de uma disciplina, módulo ou conjunto de componentes curriculares uma única vez durante o seu percurso acadêmico, com exceção das atividades curriculares complementares, atividades de estágio obrigatório ou internato.

A aceleração de estudos será realizada por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados pela Banca Examinadora Especial, composta por, no mínimo, três professores, em um prazo máximo de cinco dias.

O estudante interessado deve atender a sete requisitos que estão especificados na resolução, como ter cursado pelo menos 75% da carga horária total do curso ao qual ele é vinculado, e não ter nenhuma reprovação no histórico. Caberá à coordenação do curso receber a solicitação de aceleração de estudos e verificar se o estudante atende aos requisitos deliberados no documento, e formar a banca no prazo máximo de 15 dias para realizar a avaliação.

POR Glaucilene Oliveira

Fonte: DCOM/UFMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.