157 novos residentes iniciam atividades no HU-UFMA

GRANDE ILHA – Ansiedade, noites sem dormir e abdicação deram lugar na noite desta segunda-feira, 03, a sorrisos largos, euforia, sentimento de gratidão e conquista aos 157 novos residentes que estão ingressando no Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Uma nova e singular etapa profissional se inicia para eles, no maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. Desses 157 novos residentes, 83 são da Residência Médica, 67 da Residência Multiprofissional em Saúde, 02 da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e 05 da Residência em Enfermagem Obstétrica, esta última configurando-se como a primeira turma da área.

Para recepcioná-los, foi realizada uma solenidade no auditório do Complexo da Fábrica Santa Amélia com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentiví e demais gerentes, coordenadores das residências e profissionais envolvidos. Nos dias seguintes, a programação se estenderá diferentemente para cada uma das residências. Eles poderão contar com palestras e oficinas que serão fundamentais para que conheçam os Programas das Residências, os setores e funcionamento do hospital para que possam usufruir de forma positiva do período de aprendizado na instituição.

Feliz com a conquista, a residente de psicologia Thaísa Dias Gomes, afirma que a ficha só caiu quando viu o seu nome no crachá e que o coração está em êxtase com a conquista. “Durante a graduação eu tive uma disciplina de psicologia hospitalar com uma professora que já tinha sido residente e a partir dos relatos dela eu me apaixonei pela área e coloquei como um objetivo de vida. Quando terminei o curso eu me dediquei, passei três anos estudando, foram dias difíceis, de muita dedicação e superação, pois tive que vencer as duas tentativas em que não tive êxito.  Voltar a acreditar que eu conseguiria foi muito difícil. Quando vi meu nome nos aprovados meu coração ficou em êxtase, nem acreditei. Estou entrando com sede de aprendizado, para vivenciar na prática aquilo que sonhei”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, frisou a alegria em poder receber na instituição uma turma de residentes que muito irão aprender, mas também ensinar, nessa nova jornada que se inicia “Agradeço a todos os residentes que escolheram o Hospital Universitário como seu campo de aprendizado. Sabemos da nossa responsabilidade como instituição que tem obrigação de formar. Essa é a nossa missão e a razão pela qual existimos. Vocês estão sendo recebidos por uma instituição que diuturnamente trabalha com afinco, com vontade de fazer um mundo melhor. Nós formamos pessoas, assistindo pessoas. Contamos o apoio de vocês para fortalecer isso, assim como estamos de braços abertos para aprender também. ”  

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, parabenizou aos novos residentes ressaltando que eles fazem parte de um grupo bastante privilegiado, por terem se formado e por terem a oportunidade de aprimorar esse conhecimento na prática. “Nesse período de dois anos ou mais, vocês poderão vivenciar de perto as práticas de serviço supervisionado, para saírem profissionais capacitados para continuarem o exercício profissional que vocês escolheram ser.”

A solenidade de abertura contou com a participação especial do anestesista e superintendente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC-SP, Antônio Bastos; e do anestesista e gerente médico de Qualidade e Segurança dos Serviços Médicos de Anestesia do HAOC-SP, Guilherme Moura.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x